Menu
Menu
Busca segunda, 16 de fevereiro de 2026
Águas Guariroba - Fev26
Justiça

TJ manda prefeitura de Campo Grande sair da omissão e cuidar de animais abandonados

A ordem da Justiça decorre de ação civil pública movida pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS)

22 janeiro 2026 - 09h54Vinícius Santos

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) determinou que a prefeitura de Campo Grande passe a assumir, de forma direta, a responsabilidade pelo bem-estar de animais abandonados no município. 

Deve ser feita uma estrutura de rede efetiva de acolhimento e assistência. A decisão decorre de ação civil pública proposta pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), que apontou omissão do Poder Público na implementação de políticas públicas voltadas à causa animal.

Pela decisão judicial, o Município fica obrigado a implementar um Programa de Famílias Acolhedoras, com a criação e regulamentação de casas de apoio e cadastro de voluntários, ONGs e protetores. 

A Justiça também determinou o custeio direto das despesas dos animais abrigados por entidades e protetores que atendam aos requisitos legais, incluindo gastos com ração, limpeza, cuidadores, medicamentos e tratamentos veterinários.

Outro ponto central da decisão é a assistência sanitária obrigatória, com a execução de serviços de vermifugação, castração, vacinação e microchipagem dos animais acolhidos. 

Além disso, o Município deverá desenvolver ações de manejo e adoção, com planos que contemplem educação ambiental, estímulo à posse responsável e a realização periódica de feiras de adoção.

Na ação, o MPMS ressaltou que os animais são seres sencientes, capazes de sentir dor, medo e angústia, e que, por isso, possuem dignidade própria, protegida pela Constituição Federal. 

A Promotoria também destacou o impacto do abandono animal na saúde coletiva, sob o conceito de Saúde Única, lembrando que zoonoses como a leishmaniose seguem endêmicas em Campo Grande.

O Ministério Público requereu ainda que o Município seja intimado a comprovar, no prazo de até 30 dias, o cumprimento das obrigações impostas, sob pena de multa diária e pessoal ao gestor em caso de descumprimento.

Segundo a 26ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, a decisão representa um marco no fortalecimento da política de proteção animal em Campo Grande e reforça o papel do Ministério Público na garantia do bem-estar de animais resgatados e na promoção de políticas públicas eficazes — agora impostas pela Justiça diante da inércia do Executivo municipal.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prefeita Adriane Lopes em 2024 no local - Foto: PREFCG
Cidade
No MPMS, indígenas pressionam prefeitura por terrenos prometidos no Jd. Inápolis
Delegado Rivaldo Barbosa -
Justiça
Caso Marielle: delegado e policiais operavam organização criminosa dentro da Polícia Civil
Viatura Polícia Militar
Justiça
TJ nega trancamento de ação contra capitão da PMMS por constituição de empresa
"Tio Trutis" - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Polícia
Tiros, empurrões e controle: veja o que a mulher de 'Tio Trutis' contou à Polícia
"Tio Trutis" - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Justiça
Justiça determina medida protetiva e avisa ex-deputado 'Tio Trutis' sobre risco de prisão
Paulo Bial Torres, o "Paulinho Metralha"
Justiça
'Paulinho Metralha' é condenado a 21 anos de prisão por matar inocente em Campo Grande
General Mario Fernandes
Justiça
Exército diz ao STF que general pode receber visita íntima na prisão
Agência do INSS
Justiça
STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes
Ministro do STF, André Mendonça
Justiça
Nomeado relator do caso Master, Mendonça se reúne com delegados da PF
Foto: TJMS
Justiça
TJMS cria regras para padronizar denúncias de tortura e maus-tratos

Mais Lidas

Crime aconteceu no começo da semana
Polícia
Após furtar produtos de loja, ladrão audacioso ameaça comerciante em Campo Grande
VÍDEO: Homem é socorrido em estado grave ao ser baleado no Celina Jalad
Polícia
VÍDEO: Homem é socorrido em estado grave ao ser baleado no Celina Jalad
General Mario Fernandes
Justiça
Exército diz ao STF que general pode receber visita íntima na prisão
Paulo Bial Torres, o "Paulinho Metralha"
Justiça
'Paulinho Metralha' é condenado a 21 anos de prisão por matar inocente em Campo Grande