Menu
Busca quarta, 04 de outubro de 2023
(67) 99647-9098
Justiça

TJMS inaugura revitalização da Unei Dom Bosco

A reforma teve início em junho de 2022 e foi executada por internos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira

30 maio 2023 - 11h24Sarah Chaves, com informações do TJMS

A Unidade Educacional de Internação (Unei) Dom Bosco que teve a revitalização feita por 25 internos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, terá reforma inaugurada nesta terça-feira (30). O ato solene marca também o encerramento das Oficinas de Grafite ministrada por artistas locais aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unei

A revitalização da Unei Dom Bosco teve início em junho de 2022 e foi executada nos mesmos moldes do "Revitalizando a Educação com Liberdade", projeto da 2ª Vara de Execução Penal (VEP) de Campo Grande que utiliza mão de obra de reeducandos do regime semiaberto na capital.

A reforma resultou em condições adequadas para o cumprimento das medidas socioeducativas por melhorar a estrutura precária de higiene, ventilação, umidade, entre outros. Os recursos para a aquisição dos materiais foram custeados pela Central de Execução de Penas Alternativas (CEPA), vinculada à 2ª VEP.

De acordo com a Desembargadora Elizabete Anache, que responde pela Coordenadoria das Varas de Execução de Medidas Socioeducativas (Covems), não havia instalações na Unei Dom Bosco que permitissem a cada adolescente internado cumprir a medida socioeducativa imposta com o mínimo de dignidade.

Algumas diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) podem dar um norte no sentido de que o atendimento tem que ser personalizado, pois as unidades devem ser pequenas e os grupos reduzidos.

Com os muros brancos resultantes da revitalização, surgiu a ideia de decorar o espaço por meio de uma Oficina de Grafite. O projeto foi articulado como atividade de arte e cultura e como parte de responsabilização dos adolescentes pelo espaço de convivência.

O resultado das oficinas foi acompanhado de perto pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, coordenador do Comitê Gestor da Justiça Restaurativa e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que em visita institucional ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul no mês de abril.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Justiça
STF condena mais três réus por envolvimento nos atos de 8 de janeiro
Justiça
STF anula condenação de ex-presidente da Câmara na Lava Jato
Justiça
Após xingar Dino, Justiça aceita queixa-crime do ministro contra Monark
Justiça
'Dois covardes', diz pai de Sophia sobre silêncio de assassinos em audiência
Justiça
Barroso assume presidência do STF
Justiça
Assassinos de Sophia ficam em silêncio na última audiência de instrução do caso
Justiça
Sophia é lembrada como uma criança triste por testemunha em audiência
Justiça
Zeca Lopes tem vitória no STJ
Justiça
PGR defende que Roberto Jefferson continue preso
Justiça
Bolsonaro se torna réu no TJDFT por incitação ao estupro

Mais Lidas

Clima
Meteorologia aponta calor de 47°C para Campo Grande em outubro
Educação
Rede Estadual de Educação pronta para calor extremo
Geral
Confira o resultado da eleição do Conselho Tutelar de Campo Grande
Geral
Será que é verdade? Campeonato vai pagar R$ 3 mil 'para quem aguentar mais sexo' em MS