Menu
Menu
Busca segunda, 17 de novembro de 2025
UEMS Nov25
Justiça

TJMS instala duas novas Varas de Sucessões em Campo Grande para agilizar processos

O presidente do Tribunal, desembargador Dorival Renato Pavan, destacou que a medida atende a uma demanda antiga e representa um avanço na prestação jurisdicional

13 outubro 2025 - 13h11Vinícius Santos

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) instalou recentemente duas novas Varas de Sucessões na comarca de Campo Grande. A medida visa solucionar a sobrecarga processual e reduzir a demora na tramitação dos processos de sucessões, aprimorando a prestação jurisdicional e garantindo maior celeridade e eficiência.

A criação das novas varas foi aprovada pelo Órgão Especial do TJMS em sessão realizada no dia 21 de agosto, por meio da Resolução nº 372/2025, assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Dorival Renato Pavan.

Com a instalação da 1ª e 2ª Varas de Sucessões, será possível o desmembramento das competências, assegurando que cada unidade judiciária se dedique exclusivamente às matérias sucessórias. Os juízes Alexandre Tsuyoshi Ito (1ª Vara) e Saskia Elisabeth Schwanz (2ª Vara) foram designados para responder pelas novas unidades.

O presidente do TJMS destacou a importância da medida. “A criação das duas novas Varas de Sucessões é uma resposta a uma demanda antiga e um avanço importante para garantir uma melhor prestação jurisdicional na área de família e sucessões. Quando analisamos o acervo de processos, vimos que as seis varas existentes estavam sobrecarregadas, com um número de processos que dificultava o trabalho eficiente dos juízes”, ressaltou Des. Dorival Renato Pavan.

O magistrado ainda explicou o histórico da organização das varas. “Antigamente, já tivemos varas de sucessões separadas, mas por questões práticas e organizacionais, elas foram integradas às varas de família. Com o tempo, essa solução se mostrou inviável e o aumento do volume de processos mostrou que era necessário desmembrá-las novamente”, complementou.

A reorganização das varas contribui para o cumprimento das diretrizes da Resolução nº 221, de 1º de setembro de 1994, especialmente no que diz respeito à distribuição adequada das competências judiciais e à eficiência administrativa.

Segundo a juíza diretora do Foro da comarca de Campo Grande, Gabriela Müller Junqueira, a instalação das varas atende a um pleito antigo da população e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “A efetiva instalação das Varas de Sucessões era um grande anseio da população, um pleito da OAB que foi atendido nessa gestão e que irá, com certeza, facilitar o acesso e os trâmites dos processos de inventário”, avaliou a magistrada.

Com a criação das novas varas, as seis Varas de Família passam a concentrar exclusivamente as demandas familiares, mantendo a ordem numeral atual e preservando a organização administrativa já estabelecida. 

Dados da Coordenadoria de Estatística do TJMS indicam que, com a instalação das novas unidades, as Varas de Família permanecerão com 31.348 processos em andamento, enquanto 9.984 processos serão redistribuídos para as duas Varas de Sucessões.

Durante o evento, também foram entregues a reforma dos dois plenários do Tribunal do Júri, bem como a última etapa da modernização da rede de dados do TJMS, que incluiu a substituição do sistema de energia ininterrupta por novos nobreaks. 

As melhorias estruturais são essenciais para obtenção do alvará de segurança contra incêndio e pânico do Corpo de Bombeiros, garantindo conformidade e segurança nas instalações do fórum de Campo Grande.

Histórico – Até meados de 2017, o Fórum de Campo Grande contava com quatro Varas de Família e uma Vara de Sucessões. Por meio da Resolução nº 176, de 12 de julho de 2017, a Vara de Sucessões foi transformada, a denominação das Varas de Família foi alterada (as cinco passaram a ser denominadas Varas de Família e Sucessões) e a 6ª Vara de Família e Sucessões foi instalada.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Conselheiro Ronaldo Chadid está afastado da função pelo STJ - Foto: Departamento de Comunicação do TCE MS
Justiça
STJ mantém Ronaldo Chadid afastado do TCE-MS em meio a processo por corrupção
Mais de 30 presos passam por audiência de custódia neste domingo em Campo Grande
Justiça
Mais de 30 presos passam por audiência de custódia neste domingo em Campo Grande
Arma, motos e drogas apreendidas -
Polícia
Armado, menor procurado por assassinato no Jd. Nhanhá foge de abordagem do Choque
Vítimas tiveram os corpos carbonizados
Justiça
Rapaz que matou a filha e a esposa para não pagar pensão vai a júri popular, decide juiz
Fiat Toro foi recuperada pela PMMS -
Polícia
Servidor do TJMS tem carro furtado após não pagar programa com novinho em Campo Grande
Deputado federal, Eduardo Bolsonaro
Justiça
Por maioria, STF torna Eduardo Bolsonaro réu pela coação no processo do pai
Local do crime -
Justiça
Júri desclassifica crime de 'Bafo' e réu deixa julgamento sem condenação no Aero Rancho
Eduardo Bolsonaro pode se tornar réu no processo
Política
STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu no tarifaço
Ações tem sobrecarregado à Justiça -
Justiça
Gestão Adriane Lopes sobrecarrega a Justiça com cobranças de IPTU contra cidadãos
Sede do TCE-MS -
Política
TCE arquiva processo e livra ex-presidente da Câmara de Selvíria de pagar R$ 47 mil

Mais Lidas

Fiat Toro foi recuperada pela PMMS -
Polícia
Servidor do TJMS tem carro furtado após não pagar programa com novinho em Campo Grande
AGORA: Motociclista morre durante acidente grave em Campo Grande
Polícia
AGORA: Motociclista morre durante acidente grave em Campo Grande
Arma, motos e drogas apreendidas -
Polícia
Armado, menor procurado por assassinato no Jd. Nhanhá foge de abordagem do Choque
Vídeo: Esposa flagra amante do marido escondida e 'presente de Deus' nega traição
Geral
Vídeo: Esposa flagra amante do marido escondida e 'presente de Deus' nega traição