Menu
Menu
Busca segunda, 17 de novembro de 2025
UEMS Nov25
Meio Ambiente

Riedel reforça compromisso de MS com economia verde e carbono neutro até 2030

O governador falou sobre o meio ambiente, sustentabilidade, transição energética, produção, logística e infraestrutura no "Summit Agenda SP+Verde"

04 novembro 2025 - 18h24Luiz Vinicius

O governador Eduardo Riedel participou do painel com o tema "Nova Visão da Economia Verde", durante o evento do "Summit Agenda SP+Verde", que contou com a participação de Tarcísio de Freitas, governador paulista.

No debate, Riedel falou sobre o meio ambiente, sustentabilidade, transição energética, produção, logística e infraestrutura.

"Nossas ações são feitas com clareza no propósito e alinhamento. Desenvolvimento sustentável ocorre sob a lógica de valorização do ativo ambiental e econômico. Eficiência produtiva é também ambiental, com balanço de carbono e tecnologia. Por isso é preciso haver proximidade com a ciência, não tem como avançar nesta agenda sem conhecimento", disse o governador.

O painel teve entre as discussões temas como a universalização do saneamento básico, que em Mato Grosso do Sul deve ser alcançada até 2033, além da produção agropecuária e o aproveitamento de resíduos para gerar etanol e biometano, redução de emissão de carbono, produção de celulose e recuperação de áreas degradadas por meio das florestas plantadas, a ainda logística ferroviária, hidroviária e rodoviária.

O Governo de MS definiu a forma de trabalho e com isso atuou de maneira eficiente, contribuindo para a instalação de setores consolidados e em expansão no Estado.

"Era necessário ter essa lógica implantada no setor de proteína animal e bioenergia, por exemplo, que são importantes e estão em crescimento industrial. São segmentos que vão contribuir para que o MS se torne carbono neutro até 2030. Nesse conjunto de ações, destaco a preservação da biodiversidade e a valorização da eficiência produtiva, gerando balanço de carbono mais adequado. Isso tem efeito transformador", disse o governador de MS.

Com agenda direcionada para o crescimento sustentável, a melhoria da qualidade de vida da população sul-mato-grosense também é prioridade. O Estado do Mato Grosso do Sul está em caminho acelerado para a universalização dos serviços de saneamento básico, atualmente conta com 74% de cobertura de esgotamento sanitário e previsão de universalização até 2028 com a PPP do saneamento. Nos 12 municípios do Vale da Celulose estão aproximadamente 1,5 milhão de hectares de eucalipto, 87% da produção estadual.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

COP-30 está acontecendo no Brasil
Meio Ambiente
Brasil recebe doação de US$ 300 milhões para plano de saúde climática
Lula durante o discurso na COP30
Meio Ambiente
Emergência climática é uma crise da desigualdade, diz Lula na COP30
O embaixador André Corrêa do Lago
Meio Ambiente
Carta final de cúpula pede que Belém seja início de novo ciclo de ação
Bruno é pescador esportivo
Meio Ambiente
Piracema é importante, mas pesque e solte pode se tornar uma tendência
Documentário denuncia mortes de animais na BR-262 e alerta para riscos no Pantanal
Meio Ambiente
Documentário denuncia mortes de animais na BR-262 e alerta para riscos no Pantanal
Lula citou a guerra na Ucrânia
Meio Ambiente
Lula diz que gasto com armas vai causar "apocalipse climático"
Lula abriu o encontro sobre o clima em Belém
Meio Ambiente
É momento de levar a sério os alertas da ciência, diz Lula na Cúpula
Lula estará presente no evento COP-30
Meio Ambiente
Em Belém, Lula abre Cúpula do Clima nesta quinta-feira
Pantanal e Amazônia registram os maiores aumentos de temperatura do país nos últimos 40 anos
Meio Ambiente
Pantanal e Amazônia registram os maiores aumentos de temperatura do país nos últimos 40 anos
SamuVet reforça resgate e reabilitação de animais silvestres vítimas de incêndios em MS
Meio Ambiente
SamuVet reforça resgate e reabilitação de animais silvestres vítimas de incêndios em MS

Mais Lidas

AGORA: Motociclista morre durante acidente grave em Campo Grande
Polícia
AGORA: Motociclista morre durante acidente grave em Campo Grande
Fiat Toro foi recuperada pela PMMS -
Polícia
Servidor do TJMS tem carro furtado após não pagar programa com novinho em Campo Grande
Arma, motos e drogas apreendidas -
Polícia
Armado, menor procurado por assassinato no Jd. Nhanhá foge de abordagem do Choque
Cinco são detidos por envolvimento na morte do padre Alexsandro em Dourados
Polícia
Cinco são detidos por envolvimento na morte do padre Alexsandro em Dourados