Geral

JD1TV: Bióloga explica importância das serpentes para o meio ambiente

Para evitar acidentes, o manejo correto do animal deve ser feito por pessoas capacitadas

28 FEV 2022 • POR Rosana Lemes • 15h49
O veneno do animal é utilizado na composição química de medicamentos - Foto: Rodolfo Rodrigues

As serpentes têm papel fundamental no meio ambiente e na produção de medicamentos, mas na maioria das vezes por falta de informação as pessoas acabam matando esses animais quando eles aparecem em casas, quintais e áreas rurais.

Bióloga e médica-veterinária responsável pelo Biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Paula Helena Santa Rita explica o que deve ser feito caso alguém se depare com uma serpente. “Nunca tentar capturar o animal, inclusive existe relatos de acidentes porque a pessoa tentou matar e errou na hora de bater. O certo é evitar a proximidade, afastar crianças e animais domésticos de perto do animal e acionar os órgãos competentes para o manejo correto”.

Paula também falou da importância das espécies para o meio ambiente. “As serpentes tanto as peçonhentas, quanto as não peçonhentas trazem benefícios diretos e indiretos para o meio ambiente. Elas são as principais controladoras de pragas como roedores urbanas e são base alimentar de outros animais”.

Segundo Paula tem todo um estudo voltado para a composição química do veneno utilizado pela indústria farmacêutica para a confecção de medicações de uso humano e veterinário. “Hoje em dia é feito um uso muito ampliado dessas toxinas”, pontua.

O Biotério da UCDB abriga mais de 350 animais entre serpentes, jabutis, cágados e jacarés. O local atende a comunidade acadêmica e desenvolve ações de educação ambiental através de exposições de animais.

Disk Serpente

Se alguém se deparar com uma serpente pode acionar, além da Polícia Militar Ambiental (PMA), o Disk Serpente, um serviço oferecido pelo laboratório da Universidade. O atendimento é 24 horas e o contato é feito pelo telefone (67) 3312-3688, ligação ou WhatsApp.

Confira a matéria completa: