Polícia

MS é um dos estados com maior taxa de estupro e feminicídio do país

Os números são da ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública

7 MAR 2022 • POR Pedro Molina • 17h51
Mato Grosso do Sul ainda lidera os números de estupro e feminicídio no Brasil - Foto: Reprodução

De acordo com os dados da ONG (Organização não governamental) Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Mato Grosso do Sul ainda continua entre os estados com maior índice de feminicídio, estupro e estupro de vulnerável do Brasil.

Os dados colhidos são referentes aos casos registrados entre março de 2020, quando se deu início a pandemia de Covid, até dezembro de 2021, último mês que esses dados estiveram disponíveis para a ONG.

Foi registrada uma queda de 14,8% no número de feminicídios em Mato Grosso do Sul, mas mesmo com a queda, o Estado ainda é um dos líderes em casos registrados, com uma das maiores taxas do Brasil, muito acima da média nacional, ficando atrás somente de Tocantins e Acre.

Já em relação aos números de estupro e estupro de vulnerável, houve um aumento de 15,1% no número de casos registrados no Estado, ficando atrás somente de Roraima.

Os dados do estudo mostram que desde o início da pandemia, o número de estupros se intensificou, mas ressalta que o número pode ser maior ainda, já que somente os casos que chegaram até o conhecimento da polícia tiveram os dados colhidos para o estudo.

Com os dados recentes, Mato Grosso do Sul fica em terceiro lugar entre os Estados com maior índice de feminicídio do Brasil, e em segundo lugar entre os com maior ocorrência de estupro e estupro de vulnerável.

Em todo o Brasil, ao menos 100.398 meninas e mulheres registraram casos de estupro e estupro de vulnerável em delegacias de polícia, o que equivale a uma menina ou mulher sendo vítima de estupro a cada 10 minutos.