Política

Em homenagens ao Dia da Mulher, Congresso repudia falas de Arthur do Val

Falas do deputado em relação a refugiadas ucranianas foram consideradas machistas e misóginas

8 MAR 2022 • POR Pedro Molina • 17h53
Sessão solene foi marcada com várias falas de repúdio às falas do deputado Arthur do Val - Foto: Pedro França/Agência Senado

A sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8), no Congresso, foi marcada com repúdio à fala do deputado estadual por São Paulo Arthur do Val (Podemos).

A presidente da sessão, senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), classificou o comportamento de Arthur do Val como abominável e completamente inaceitável.

“É um comportamento inaceitável, um comportamento inadmissível, que precisa ser fortemente repreendido e punido. Dentro do Congresso Nacional, eu entendo que nós precisamos arrojar ainda mais a legislação para que posturas e posições como essas não se repitam na sociedade brasileira, sobretudo por quem deveria proteger a população, por quem deveria buscar e assegurar mais direitos às mulheres brasileiras”, destacou Eliziane.

A senadora ainda destacou que “se não há espaço para guerras, também não deve haver espaço para o exibicionismo e para palavras proferidas com comentários sexistas”.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) também condenou a fala do deputado estadual.

“O que o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia quis dizer, na língua dele, que tem denúncias gravíssimas de mulheres ucranianas sendo violentadas e estupradas por soldados russos, eis que não precisamos de tradução para entender a fala de um deputado, que na língua pátria, em português, disse que as mulheres ucranianas pobres são fáceis”, disse Tebet.

A senadora Leila Barros (Cidadania-DF) usou sua fala para se desculpar com as mulheres ucranianas pelas declarações do deputado.

“O machismo e a falta de empatia que ele [Arthur do Val] demonstrou com as mulheres de uma nação que está enfrentando os sofrimentos de uma guerra desonram e envergonham esse país perante o mundo. Por isso, em nome da população brasileira e desse Congresso Nacional, apresento minhas sinceras desculpas às mulheres ucranianas”, disse Leila.

Relembre o caso

Nesta sexta-feira (4), áudios com teor machista e misógino do deputado Arthur do Val (Podemos), também conhecido como “Mamãe, Falei”, foram vazados na internet, e geraram indignação e repercussão negativa.

Nos áudios, o deputado diz que as refugiadas ucranianas “são fáceis porque são pobres”.

“Ah, cara, detalhe: Elas olham. Vou te dizer, elas são fáceis porque elas são pobres. Aqui, cara, minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Funciona demais. Depois eu conto a história. Nossa velho! Não peguei ninguém, mas colei em duas minas, que a gente não tinha tempo. Essas minas em São Paulo a gente dá bom dia e elas iriam cuspir na nossa cara. Aqui elas são super simpáticas e gente boa. É inacreditável”, disse o deputado.

Em outro áudio, o deputado ainda disse que “se ela cagar, você limpa o c* dela com a língua”.

“Mano, estou mal. Passeia gora, 4 barreiras alfandegarias, duas casinhas pra cada país. Eu contei, são 12 policiais deusas. Que você casa e faz tudo que ela quiser. Eu estou mal cara, não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram minas que você, se ela cagar você limpa o c* dela com a língua. Inacreditável. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá”, disse Arthur do Val.