Polícia

Homem é preso por manter pitbull amarrado, sem água e ração

O animal estava infestado por carrapatos e não tinha como se abrigar do sol

9 MAR 2022 • POR Rosana Lemes • 11h25
Foto: Polícia Civil MS

Um homem de 27 anos foi preso na manhã de ontem (8), no bairro Guanandi, em Campo Grande por maus-tratos contra um cachorro da raça pitbull. O animal estava amarrado, sem água e ração.

A prisão foi feita pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (DECAT). Quando os policiais chegaram no local encontraram o animal amarrado com uma corda de cerca de 1,10m, tendo uma das extremidades presa ao pescoço. Ele também estava infestado de carrapato.

Ainda foi constatado que o cachorro não tinha como se abrigar do sol, pois a corda não permitia que ele alcançasse a sombra, o que causava desconforto térmico constante no animal. Segundo o delegado titular da DECAT, Maércio Alves Barboza a situação era permanente e acontecia há mais de seis meses.

“Em 18 de fevereiro, o CCZ esteve no local para realizar uma  fiscalização zoosanitária, ocasião em que o tutor (ora autuado), devido às diversas irregularidades quanto à forma como criava e mantinha seu cão de estimação, fora notificado a adequar-se, contudo, manteve-se inerte e indiferente à determinação estatal, sendo que nesta data (ontem), considerando que as condições do local e do animal restavam inalteradas, o investigado foi preso e autuado em flagrante pela DECAT por maus-tratos”, explicou o delegado.