Interior

Paranaense é autuado em R$ 21,3 mil por escavar drenos para atividade agrícola em MS

Mais de 10 metros foram cavados no local, a máquina retroescavadeira usada foi apreendida

14 MAR 2022 • POR Taynara Menezes • 09h10
Além da multa, ele responderá por crime ambiental, com pena prevista de um a seis meses de detenção - Divulgação PMA

Um proprietário rural de Itaquiraí foi autuado em R$ 21.316,00, por escavar vários drenos para atividade agrícola, degradando uma extensa área de várzea, no município. A máquina retroescavadeira usada na atividade foi apreendida. O infrator, residente em Guarapuava (PR).

Policiais Militares Ambientais de Naviraí foram até o local no fim de semana após receber diversas denúncias, no local foi encontrado os pontos de construção dos drenos, que era executada sem a licença ambiental.

Haviam 10 grandes drenos, medindo ao todo 10.177 metros de comprimento, em várias profundidades e larguras, alguns, com até 9 metros de largura e 2 metros de profundidade e todos maiores do que 1 km de comprimento.

Os drenos atingiram 142 hectares no interior da área úmida, nas proximidades do rio Amambai, com a finalidade de expansão da agricultura, porém, a máquina ainda estava no local escavando e a degradação seria maior.

A máquina foi apreendida e as atividades foram interditadas. Além da multa, ele responderá por crime ambiental, com pena prevista de um a seis meses de detenção. O autuado também terá que apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental. 

Os autos também serão encaminhados ao Ministério Público para possível abertura de ação civil pública de reparação dos danos ambientais.