Saúde

Anvisa aprova novo medicamento para tratar Covid

Diretora da Anvisa explica que os benefícios da aprovação do remédio ultrapassam os riscos

30 MAR 2022 • POR Pedro Molina • 16h57
Poder 360

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (30), em caráter emergencial, a autorização do medicamento Paxlovid no tratamento para a Covid. O remédio combina os remédios nirmatrelvir e ritonavir, que juntos demonstraram capacidade de diminuir as chances de um caso de Covid evoluir para algo mais grave.

O medicamento, que tem como principal efeito o combate à piora nas condições de saúde de pessoas infectadas por Covid, é indicado para adultos que testaram positivo para a doença, não precisam de oxigênio e que têm risco de evolução para quadros graves.

A diretora da Anvisa, Meiruze Souza Freitas, avaliou que os benefícios da aprovação do medicamento ultrapassam os riscos.

“Com a pandemia enfrentamos desafios sem precedentes. Melhorar essa lacuna é prioridade de saúde pública. A disponibilidade de medicamentos essenciais continua insuficiente por motivos diversos, como preços altos, compra e distribuição deficientes, qualidade incerta do produto e prescrição inadequada”, disse Meiruze.

O diretor da Anvisa, Alex Campos, ressaltou que o remédio não é um substituto para a vacina contra o Covid.