Geral

Gibiteca na Capital é beneficiada por projeto de eficiência energética e ganha container

No novo espaço, serão armazenados livros, gibis e outros materiais educativos

9 ABR 2022 • POR Pedro Molina • 12h32
A Gibiteca de Campo Grande receberá ar-condicionado e luzes novas que consumirão menos energia - Foto: Divulgação

A Gibiteca de Campo Grande recebeu o Projeto de Eficiência Energética (PEE) da Energisa, que visa eficiência nos sistemas de iluminação e condicionamento de ar, e ganhou um container personalizado para armazenamento de livros, gibis e materiais educativos.

Todas as lâmpadas e luminárias da Gibiteca serão substituídas por outras de LED, além de três aparelhos de ar-condicionado que serão trocados por equipamentos eficientes com Selo Procel de Economia de Energia.

O PEE ainda prevê a instalação de um sistema de geração fotovoltaica no local.

O diretor-presidente da Energisa em Mato Grosso do Sul, Marcelo Vinhaes, disse que o projeto reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento da sociedade.

“A leitura é transformadora e abre janelas para o mundo. Sempre buscamos implementar o PEE (Programa de Eficiência Energética) em locais que vão impactar positivamente o cotidiano da população. Levar ações de eficiência para um projeto tão importante para a vida de centenas de leitores reforça nosso compromisso com o desenvolvimento da sociedade”, disse.

Eldo Elcidio Moro, responsável pela Gibiteca, disse que já espera a redução no consumo de energia após a implementação do projeto.

“Até hoje, pagamos contas de luz, água, telefone, reformas, com a ajuda das pessoas. Com o passar do tempo, ganhamos equipamentos que utilizam mais energia, como é o caso do ar-condicionado. Entretanto, a conta de luz acabava subindo muito e não era possível deixar o ambiente como queríamos. Com esse projeto, vamos poder receber os visitantes com ar ligado, com mais iluminação e ainda reduzir nosso consumo”, disse em tom de comemoração.

“A expectativa é muito grande para ver tudo funcionando bem. A Gibiteca sempre foi um grande sonho. Esse Projeto de Eficiência Energética na Gibiteca será fundamental para que possamos atender cada vez mais pessoas e com mais qualidade”, comentou.