Economia

Presidente do BC afirma que Brasil deve ter moeda digital ainda este ano

Previsão é que a moeda seja implementada ainda em julho deste ano

13 ABR 2022 • POR Pedro Molina • 15h54
Foto: RafaPress

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou durante um evento, promovido pela Arko e Traders Club (TC), que o Brasil deverá ter sua própria moeda digital, conhecidas como criptomoedas, ainda em julho deste ano.

Porém, em primeiro momento, somente algumas pessoas poderão ter acesso a criptomoeda, com expectativas que o restante da população tenha acesso a partir de 2023.

De acordo com Campos Neto, o sistema funcionaria a partir do Sistema de Transferências de Reservas (STR), e explicou como funcionaria.

"A gente tem o STR, um sistema que liquida todos os ativos e tem como garantia o Real. Então a gente vai ter como se fosse um sistema em cima desse, um STR digital, onde vai ser garantido pela moeda digital, o Real Digital, e os bancos vão conseguir emitir stablecoins em cima dos seus depósitos”, disse.

Campos Neto ainda finalizou dizendo que o objetivo do projeto é "melhorar a eficiência do mercado de pagamentos de varejo e de promover a competição e a inclusão financeira para a população ainda inadequadamente atendida por serviços bancários”.

O economista ainda declarou que com a adoção, as criptomoedas poderão virar um meio de pagamento, em vez de um meio de investimento, como elas são utilizadas atualmente.

"Não vejo as criptomoedas sendo usadas como pagamento, e sim como veículos de investimento. No entanto, isso pode mudar na medida que a adoção também aumente", disse.