Entrevista A

JD1TV: Pneumologista alerta sobre cigarros eletrônicos

Ronaldo Queiroz falou sobre causas de doenças respiratórias

14 ABR 2022 • POR Sarah Chaves • 13h50
Médico pneumologista, Ronaldo Queiroz - Sarah Chaves

O médico pneumologista, Ronaldo Queiroz que durante a pandemia se destacou no tratamento da Covid-19 e síndrome pós-covid, concedeu entrevista ao JD1TV e falou sobre problemas que afetam o trato respiratório, incluindo tabagismo.

Sobre o atual cenário da pandemia, o doutor avaliou de forma positiva. “Essa última variante Ômicron é muito transmissível, porém com baixa patogenicidade,  o vírus já veio bem mais fraco, por isso não atinge os pulmões, que é a característica que causou tantas mortes durante esses anos da pandemia”, afirmou.

Já outro assunto de interesse na área pulmonar, o cigarro e o uso da nicotina também foi um tema debatido. "O cigarro comum, tem mais de 4.700 mil substâncias irritantes e cancerígenas, elas vão irritando ao longo do tempo as vias aéreas, os brônquios, provocando a bronquite crônica", conforme o médico, os cigarros eletrônicos VAPE, não ficam 'atrás'  e também provocam dependência por causa da nicotina.

A forma de respirar e dificuldades enfrentadas por alguns grupos como portadores de asma e apneia obstrutiva do sono também foi debatida e Ronaldo Queiroz esclareceu que essa dificuldade pode até mesmo afetar o caminhar, assim como o ronco também é uma forma de avaliar como anda a respiração ou o sistema respiratório de um indivíduo, o penumologista explica quais são as causas.

Confira a entrevista completa.