Geral

Aeroporto Santa Maria vai operar noturno

Aeroporto recebeu melhorias e agora tem certificação para operação noturna

23 ABR 2022 • POR Sarah Chaves • 15h11
Senador Federal, Nelsinho Trad (PSD/MS)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), publicou um despacho com a alteração cadastral do Aeródromo Estância Santa Maria, em Campo Grande. O anúncio foi feito pelo senador Nelsinho Trad, nas redes sociais.

Isso significa que após obras de adequação, o local permitirá operar pouso e decolagem de aviões também em período noturno. "Vai desafogar o Aeroporto Internacional e cria mais uma opção para aqueles que usam aeronaves possam decolar ou pousar no período noturno", disse o senador.

Ao JD1 Notícias, Nelsinho explicou que os investimentos feitos no valor de R$ 2,5 milhões pelo Governo do Estado na pista com iluminação, acesso pavimentado e balizamento para o projeto de pouso e decolagem no período noturno, ancoraram um pedido, que estava parado na Anac e a autorização para operação noturna sem resposta.

O processo estava no mesmo lugar  há cerca de quase três anos, reclamou Nelsinho. “Fui estimulado pela Fiems, a fazer uma interlocução junto a Anac, no sentido de viabilizar a aprovação ou não das alterações que foram feitas para poder operar a noite. As exigências  foram devidamente cumpridas e aprovadas” . Nelsinho disse que a diretoria da agência enviou uma mensagem comunicando a aprovação na última quarta-feira (20).

“É uma alternativa compatível com o desenvolvimento e crescimento da capital”.

Reformas

As alterações feitas foram do  farol de aeródromo;  indicador de direção de vento iluminado; luzes de borda de pista de pouso e decolagem; luzes de cabeceira/fim de pista de pouso e decolagem; e luzes de borda de pista de táxi.

Com o balizamento noturno, o aeroporto não terá restrições operacionais, podendo operar 24 horas.