Geral

Obra do hospital do Cras está mais de 50% concluída

A obra de R$ 3,87 milhões tem previsão de entrega em agosto de 2022

24 ABR 2022 • POR Sarah Chaves, com informações do Governo do Estado • 11h50
Novo hospital veterinário para animais silvestre - foto: Chico Ribeiro

O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres criado há 34 anos, recebeu no início do mês mais dois hóspedes especiais. Os filhotes de onça-parda têm aproximadamente 3 meses de idade.

Ambas já se movimentam sem dificuldade. Elas ganharam peso e começaram a se alimentar de carne, além do leite. Os irmãos agora pesam 1,8 e 2 quilos.



Referência no cuidado dos animais selvagens, o Cras em breve vai contar com um ambiente ainda mais propício para o atendimento médico de aves, répteis e mamíferos: o primeiro hospital do mundo especializado em animais silvestres.

De acordo com o diretor de Empreendimentos Civis da Agesul, Mozart Gomes dos Santos, a obra de R$ 3,87 milhões está 53% executada. A previsão de entrega é agosto de 2022.

O hospital veterinário está sendo erguido junto ao Cras, no Parque do Prosa, em Campo Grande. Para o veterinário Lucas Cazati, a unidade será um instrumento importante para pesquisas e preservação ambiental. “Com a construção e entrega desse hospital vamos conseguir maximizar os resultados. Trata-se do primeiro e único hospital especializado somente em animais silvestres. Outro semelhante tem somente nos Emirados Árabes, que é para camelídeos. Mas este hospital vai ser o único especializado na nossa fauna. Isso vai gerar inúmeras pesquisas, gerar resultados, vai reverberar em tirar animais da lista de extinção. É um projeto maravilhoso que graças a Deus e ao governador Reinaldo Azambuja está saindo do papel”, afirmou.

A nova unidade de saúde terá espaços administrativos, salas de cirurgia, ambientes para quarentena e laboratórios para exames.