Esportes

Cartolas apontam brecha para alegar que Neymar descumpriu acordo

31 JAN 2014 • POR Via Uol • 11h00
(Foto: reprodução)
Existe uma tese entre membros do Comitê de Gestão do Santos de que Neymar desrespeitou o documento que autorizava o jogador a negociar com outros clubes.

Na carta de 2011 o alvinegro permite ao atleta iniciar tratativas com outras equipes, “podendo concretizar eventual transferência, desde que isso ocorra somente a partir de 2014”. Como Neymar se transferiu em 2013 e a empresa de seus pais recebeu valores acertados graças à autorização, ele teria descumprido o acordo. Já em 2011 seus pais receberam do Barça 10 milhões de euros. Os santistas sustentam que a carta não autorizava o recebimento de valores enquanto o compromisso com o clube brasileiro estivesse valendo.

De acordo com o 'blog do Perrone', do Uol, um dirigente santista, que pediu anonimato, teria afirmado que essa tese é uma brecha para que o Santos cobre na Justiça os 40 milhões de euros recebidos pela empresa dos pais de Neymar. Nesse caso, a alegação seria de que ele quebrou o contrato com o alvinegro. Depois, o dinheiro seria dividido com as parceiras do clube, as empresas DIS, do Grupo Sonda, e Teisa, que tem a participação de conselheiros. Não é demais lembrar que Neymar se transferiu com anuência do Santos, que recebeu cerca de 17 milhões de euros.

O argumento, no entanto, só vai ganhar vida se for aprovado por advogados que ainda serão contratados para analisar as possibilidades santistas de acionar a família de Neymar.

Na entrevista que concedeu sobre o caso, Neymar pai negou que tenha descumprido seus compromissos com o Santos.