Clima

Preparem os casacos! Maior queda na temperatura no MS do ano vem aí

Cemtec alerta para chegada de uma frente fria em todo estado já na próxima semana

11 MAI 2022 • POR Evelyn Thamaris • 12h20
A frente fria deve se instalar no estado na próxima semana - Foto: Subcom

O sul-mato-grossense não tem uma semana de paz, quando não é calor escaldante é frio congelante e, para a próxima semana a previsão já adianta que vem frio por aí. O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do estado do Mato Grosso do Sul (Cemtec) informou nesta quarta-feira (11) a previsão da possibilidade do maior frio do ano até o momento no Mato Grosso do Sul.

A maior probabilidade é que as temperaturas comecem a cair na próxima semana a partir da terça-feira (17) devido ao avanço de uma frente fria e que ainda vem acompanhada de chuvas.

Dando uma prévia do quem vem por aí, no sábado (14) a chuva já deve dar as caras, se acentuado no domingo (15) em todo o estado sul-mato-grossense.

Na medida que a intensa massa de ar frio avançar pelo MS, as temperaturas começarão a esquentar os motores, ou melhor esfriar, reduzindo de forma gradativa os termômetros.

Iniciando a semana com chave de ouro, a segunda-feira (16) tem previsão que indica queda das temperaturas no sul/sudoeste de MS. Mas, será entre terça-feira (17) e quinta-feira (19) que o clima vai esfriar, mostrando a que veio,  diminuindo bruscamente. As mínimas devem ficar por volta dos 6 a 8°C nestes dias, principalmente na região sudoeste.

No restante do estado, nas regiões central e sul-pantaneira as temperaturas mínimas ficam entre 8 e 12ºC. Na região leste, variação entre 8 e 14ºC, na região norte, temperaturas mínimas entre 10 e 18ºC.

Se aproximando do fim da semana, na quinta-feira (19) os números da previsão do tempo indicam as menores temperaturas mínimas em Mato Grosso do Sul, coroando a semana do frio da Antártida no estado.

Conforme a previsão do Cemtec, podendo se estabelecer como as menores temperaturas do ano registradas até agora. Além disso, há probabilidade para ocorrência de geada, principalmente na região sul do estado.

Essa massa de ar potente deverá permanecer interferindo nas temperaturas da região por pelo menos 10 dias.

O recado é: Preparem-se, o frio vem para passar férias avisando que é hora de retirar cobertores, mantas, edredons, casacos e moletons do armário.