Geral

Mulher pede ajuda em bar e é socorrida com hipotermia na Capital

Termômetros marcavam por volta de 5°C, em Campo Grande, quando a vítima chegou pedindo cobertor

18 MAI 2022 • POR Brenda Leitte, com G1 Notícias • 15h14
Mulher foi socorrida em lanchonete 'quase desmaiando' de frio - Foto: Marcus Viníccius/TV Morena

Os termômetros têm registrados temperaturas abaixo de 10°C em Campo Grande nestes últimos dias, o que coloca o município no topo do ranking das capitais mais geladas do Brasil, conforme os serviços de meteorologia. E o frio que fazia no início da manhã desta quarta-feira (18), por volta de 5°C segundo a meteorologia, causou hipotermia em uma mulher de 37 anos.

A mulher chegou uma lanchonete do Jardim Tijuca pedindo cobertor e "quase desmaiando", como descreveu o comerciante Moisés Martins.

"A moça chegou umas 6h (de MS), pediu um cobertor. Como não tinha na lanchonete, minha esposa pegou minha blusa e colocou nela, uma meia, luva e pedimos para ela sentar para se aquecer, mas acho que ela não aguentou, estava muito frio e pediu para chamar o Samu. Foi o que a gente fez", conta Moisés. "Ele estava a ponto de chegar desmaiar, de tanto frio que ela estava passando. Graças a Deus deu tudo certo", descreve.

Enquanto esperava por socorro, a mulher falou o endereço dela aos comerciantes. "Nós queríamos proteger ela do frio. Ela veio, sentou aqui, ficamos esperando o socorro chegar", lembra.

A mulher foi levada pelo Corpo de Bombeiros com crise de hipotermia para atendimento médico, foi avaliada, medicada e já recebeu alta, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Ricardo Rapassi, coordenador do Samu em Campo Grande, explica que a mulher teve uma crise de hipotermia leve.

"É quando a temperatura corporal baixa muito. Pode causar tremores, perda de sensibilidade nas extremidades e, em quadros mais graves, até desorientação".

Para evitar passar mal por conta do frio, é necessário se agasalhar muito bem, "principalmente as extremidades". Outra orientação é ingerir líquidos quentes e, em caso de suspeita de hipotermia, pedir ajuda médica.