Saúde

Peritos do INSS voltam a trabalhar após 52 dias de greve

Médicos poderão realizar até 12 atendimentos por dia

23 MAI 2022 • POR Pedro Molina • 16h12
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Na última sexta-feira (20) foi anunciado após uma reunião entre o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, e a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais, o fim da greve dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que voltaram a trabalhar nesta segunda-feira (23).

A categoria se comprometeu a repor os 52 dias que passaram parados para reduzir o número de perícias não realizadas durante a greve, com cada profissional podendo realizar até 12 atendimentos diários.

O vice-presidente da associação, Francisco Eduardo Cardoso Alves, comemorou em uma transmissão pela internet o acordo, que atendeu 18 itens da pauta de reivindicações.

"A questão do aumento tem uma condicionante: se o governo for dar aumento linear para todas as carreiras do serviço público federal, sem nenhuma exceção, a gente, obviamente, vai entrar nesse aumento linear. Porém, se o governo quiser privilegiar uma ou outra carreira, que seja, automaticamente nós vamos entrar nos 19,9%”, disse.

Os médicos peritos têm um prazo de 8 meses para compensar os dias não trabalhados de modo presencial ou remoto.