Geral

Segundo dia do fórum do Bioceânico conta com empresários dos 4 países

Assunto como a exportação de grãos para Ásia foram discutidos durante o evento

27 MAI 2022 • POR Pedro Molina • 15h56
Foto: Luciana Nassar/ALEMS

O segundo dia do Fórum “A Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico”, realizado nesta sexta-feira (27), pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), no Plenário Deputado Júlio Maia, contou com a presença de empresas do Brasil, Chile, Argentina e Paraguai.

O evento, proposto pelo deputado e presidente da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB), contou com a presença do ministro de Carreira Diplomática do Ministério de Relações Exteriores e coordenador nacional do Bioceânico, João Carlos Parkinson de Castro, que foi o moderador do painel.

O técnico de planejamento e pesquisa do Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Pedro Silva Barros, apontou para a importância do projeto. “O avanço da geopolítica econômica e novo eixo de dinamismo comercial da Ásia é o futuro. Precisamos de um projeto de integração entre o Brasil e a América do Sul, com a rede introceânica para comércio e produção”, disse.

Assuntos como a exportação de frango para o Chile, potencial da região de Tarapacá, no Chile, e exportação de grãos para Ásia foram alguns dos vários assuntos levantados durante o evento, que deve enaltecer e tirar dúvidas sobre o projeto multinacional que está sendo desenvolvido em parceria com o governo chileno, argentino e paraguaio.