Justiça

Bolsonaro diz que vai propor à Câmara CPI para investigar Petrobras

Presidente afirmou que é "inconcebível se conceder um reajuste com o combustível lá em cima"

17 JUN 2022 • POR Pedro Molina • 18h27
Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta sexta-feira (17), em entrevista ao programa Meio-Dia RN, que pretende propor ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a diretoria e o conselho da Petrobras.

"Conversei agora há pouco, há poucos minutos, com Arthur Lira. Ele está neste momento se reunindo com líderes partidários. E a ideia nossa é propor uma CPI para investigarmos o presidente da Petrobras, seus diretores e também os seus conselhos administrativos e fiscal", disse. "Nós queremos saber se tem algo errado nessa conduta deles. Porque é inconcebível se conceder um reajuste com o combustível lá em cima e com os lucros exorbitantes que a Petrobras está tendo”, completou.

A fala do presidente veio após a Estatal anunciar nesta sexta-feira um reajuste nos preços da gasolina e do diesel, que deve entrar em vigor neste sábado (18).

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Petrobras deverá enviar ao STF documentos internos que justificaram a formação de preços dos combustíveis, além de determinar que as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devem ser cobradas de forma uniforme por todos os estados.