Saúde

JD1TV: Gerente de imunização faz apelo em último dia de vacinação contra gripe

Capital imunizou apenas 37% do público-alvo

24 JUN 2022 • POR Sarah Chaves • 11h48
Evandro Ramos, gerente de imunização - Reprodução

A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (24), conforme a última data de prorrogação do Ministério de Saúde. Até o momento,  Campo Grande imunizou pouco mais de 100 mil pessoas, o que corresponde a 37% de todo o público-alvo da Capital.

Na Sesau, Evandro Ramos, gerente de imunização, aponta que Campo Grande acompanha o cenário nacional. "Atingimos 37% de maneira geral todos os grupos, a  gente tem acompanhado uma baixa procura da vacina da gripe", afirmou. Ainda segundo ele, os públicos que mais aderiram foram dos profissionais da saúde, idosos e crianças.

Ao longo dos meses foram feitas campanhas de conscientização. "Fizemos ações dentro de escolas, essa vacinação facilitou os acessos com mais de 65 unidades de saúde oferecendo a vacina diariamente, inclusive algumas ações no final de semana contribuíram para melhora desse indicador, embora ainda esteja baixo", ressaltou Evandro.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), aguarda um posicionamento oficial do Ministério da Saúde, sobre uma possível prorrogação ou abertura da vacinação para o público em geral.

Evandro ainda fez um apelo para as pessoas do grupo de risco irem se vacinar, pois são grupos que "possuem algum tipo de fragilidade". "Procure a unidade de saúde, a vacina vai trazer um fator de imunidade importante", finalizou.

A vacinação contra a influenza vai até às 16h45 e pode ser aplicada em idosos, trabalhadores da saúde, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós parto, População indígena, pessoas com comorbidades e as que tenham deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. 

A H3N2 nova cepa da Influenza deixou 37 mortos em Campo Grande esse ano, a maioria ocorridos no mês de janeiro, após um surto atípico do vírus no entre o final de 2021 e o início deste ano.

 

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.