Polícia

"Nossa missão é evitar mortes", diz secretário sobre confronto em Amambai

Equipes do Choque e da Polícia Federal foram encaminhadas para reforçar policiamento na região

24 JUN 2022 • POR Pedro Molina e Brenda Assis • 18h01
Foto: Brenda Assis

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, comentou nesta sexta-feira (24) sobre o confronto entre indígenas e policiais que ocorreu em Amambai, e afirmou que “nossa missão é evitar mortes”.

O secretário explicou os acontecimentos, e detalha que assim que o Batalhão do Choque chegou ao local, eles foram alvejados com tiros, deixando três policiais feridos durante o tiroteio, e destaca que a operação não se tratou de uma reintegração de posse.

“Nós optamos por hoje levar a Tropa de Choque, que já tinha atuado dias atrás e obteve sucesso na operação, então hoje de manhã quando a Tropa de Choque chegou lá, ela foi recebida a tiros. Três policiais nossos foram atingidos”, explicou.

Ele explica que, apesar de terem sido baleados, as lesões não foram graves, mas detalha que “até o momento nós temos seis pessoas, que não sabemos se são todos indígenas, ou paraguaios, ou indígenas paraguaios, que foram atingidas e foram atendidos ali no hospital de Amambai”

Videira ainda diz que “a Polícia Federal chegou nesse momento também pra nos auxiliar”, mas aponta que o helicóptero que levou equipes do choque até a região foi alvejado por indígenas e até mesmo foi danificado. “Nós fomos atender uma ocorrência grave de crime com risco de morte eminente, tanto que os nossos policiais foram recebidos a tiros”, destacou.

Quando questionado pelo JD1 Notícias sobre confirmação de algum óbito relacionado ao confronto, o secretário disse que “não, nós temos até este momento a notícia de que seis pessoas, não dá para dizer que são todos indígenas, podem ser paraguaios ou indígenas do Paraguai, que foram atingidos e dois foram removidos para Ponta Porã”.

A Polícia Federal também se manifestou sobre o ocorrido, onde afirmou que teria sido chamada para evitar a invasão de uma fazenda por indígenas. Confira a nota completa:

"Compete à Polícia Federal apenas garantir a integridade de “comunidades indígenas”, quando estas se encontrarem em risco.

As notícias que temos é que a PM teria sido chamada para evitar a invasão de uma fazenda por indígenas. 

No momento, equipes da Delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã, responsável pela circunscrição do município onde ocorre o conflito, estão na região avaliando a situação."

Relembre o caso

No fim da manhã desta sexta-feira (24) um confronto entre policiais do Batalhão do Choque e indígenas terminou com seis indígenas e três policiais feridos em Amambai.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.