Geral

Oito indígenas que passaram a noite na cadeia são liberados nesta segunda-feira

Após confronto com a polícia, quatro adultos foram presos e quatro menores foram detidos em Amambai (MS)

27 JUN 2022 • POR Brenda Leitte • 15h32
Indígenas presos são liberados nesta segunda-feira (27) - Foto: Reprodução

Quatro adultos e quatro adolescentes, passaram a noite na cadeia após confronto entre policiais do Batalhão de Choque, em Amambai, interior de Mato Grosso do Sul. De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), os oito indígenas foram levados para delegacia no domingo (26), e liberados nesta segunda-feira (27).

Conforme apurado pelo g1, ainda no sábado (25), três indígenas foram levados para a Delegacia em Amambai, após receberem alta do hospital.

A decisão de soltura, de hoje, foi assinada pela juíza plantonista da região de Ponta Porã, Amambai, Sete Quedas e Coronel Sapucaia, Tatiana Decarli. Os indígenas presos são: Jair Ortiz, de 31 anos, Roberto Martins, de 50 anos, Cecília Ximene Aquino, de 63 anos e Natieli Rodrigues, de 22 anos. Os adolescentes são de 12, 14, 16 e 17 anos.

O conflito ocorreu devido à disputa de área vizinha a Aldeia Amambai e causou a morte do guarani kaiowá Vito Fernandes, de 42 anos, que está sendo velado, desde sábado (25), e deve ser enterrado na tarde de hoje.

Registro policial

No registro policial feito em Amambai, os militares envolvidos na confusão justificam que todos os detidos foram “surpreendidos por policiais em contexto de conflito”, mas ainda há dúvidas sobre quem realmente arremessou pedras e flechas, atirou contra as equipes do Batalhão de Choque e feriu três militares.

Em depoimento, os quatro adultos relataram que foram baleados pelos policiais, socorridos até a unidade de saúde e foram presos por participarem do conflito.