Política

Denúncia de assédio contra presidente da Caixa movimenta busca por substituto

Bolsonaro participou de várias reuniões na noite de ontem articulando possíveis estratégias

29 JUN 2022 • POR Evelyn Thamaris • 12h39
Bolsonaro e presidente da Caixa Econômica Federal - Foto: Igor Estrela/Metrópoles

Veio a público na noite de ontem, terça-feira (28) denúncias de assédio sexual contra o atual presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Após o ocorrido, as informações são de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) já articula busca por um substituto.

Várias reuniões teriam ocorrido durante a noite desta terça, no Palácio da Alvorada tendo como tema principal o destino de Pedro Gumarães.

Bolsonaro recebeu na residência oficial figuras como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o secretário nacional de Justiça, Vicente Santini, e membros da área de comunicação da Presidência e da campanha. Na sequência, conversou a sós com o próprio Guimarães por cerca de 10 minutos.

Os desdobramentos do cenário crítico apontam para a saída do executivo. O então presidente da Caixa já estaria organizando seu pedido de dispensa definitivo ou um possível afastamento provisório até apuração dos fatos.

Denúncias de assédio sexual

No início da noite de ontem (28), uma matéria publicada pelo jornal Metrópoles trouxe à tona denúncias de episódios de assédio sexual praticadas pelo presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães no banco.

Cerca de cinco funcionárias se posicionaram e decidiram romper o silêncio e denunciar as situações que vêm se arrastando na instituição financeira.

Os relatos partem de mulheres que trabalharam servindo diretamente ao gabinete da presidência da Caixa. Elas afirmam que os abusos se passaram durante o período de trabalho, em diferentes ocasiões, praticados por Guimarães.

Entre os relatos há toques íntimos sem autorização, abordagens inconvenientes e convites inadequados.

Diante do ocorrido, uma investigação foi aberta, que segue sendo conduzida sob sigilo do Ministério Público Federal.