Justiça

Justiça de MS participa de encontro sobre "e-Justice"

Desembargador Alexandre Bastos e o juiz Fabio Salamene participaram de reunião comandada pelo ministro Luis Fux do STF

29 JUN 2022 • POR Pedro Molina • 17h35
Desembargador Alexandre Bastos (esquerda) e o juiz auxiliar da Presidência Fábio Possik Salamen (direita)e - Foto: Reprodução

O desembargador Alexandre Bastos e o juiz auxiliar da Presidência, Fábio Possik Salamene, participaram nesta terça-feira (28), em Brasília, do “Seminário Internacional Brasil-União Europeia – Intercâmbio de experiências em e-Justice”.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, também esteve presente no seminário, que foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Delegação da União Europeia no Brasil, e discutiu experiências do Brasil e de países europeus em justiça eletrônica.

Liderado pelo CNJ, o Programa Justiça 4.0 permite a realização de audiências por vídeo, que viabilizam o atendimento por meio digital e que transportam para o ambiente virtual o andamento dos processos, entre outras aplicações.

O Des. Alexandre Bastos destacou ao final do evento o preparo tecnológico do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, e que ele “está muito bem preparada e à frente de pontos inclusive da própria comunidade europeia”.

O encontro faz parte de uma parceria firmada entre o CNJ e a Delegação da União Europeia no Brasil com o objetivo de fazer a troca de informações sobre iniciativas de e-Justice no Judiciário brasileiro, na estrutura administrativa da EU e na Alemanha, Áustria e Estônia.