Esportes

Clássico tirou Corinthians da UTI, mas alta depende de vitória contra o Oeste

19 FEV 2014 • POR Via Uol • 11h28
Mano Menezes comanda o treino do clube no CT Joaquim Grava. (Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)
O Corinthians último colocado, que não vencia há cinco partidas, jogou melhor e quase bateu o melhor time do Campeonato Paulista, seu arquirrival Palmeiras. Foi uma boa notícia para um doente que apresentava um quadro clínico cada vez mais crítico. Estancar o sangramento, porém, não é o bastante. Nesta quarta, contra o Oeste, o time de Mano Menezes tenta quebrar o jejum de triunfos no Estadual para poder dizer que está reagindo na competição.

Hoje, o Corinthians é o quinto time com a pior pontuação de todo o Paulista. São apenas oito pontos em 24 possíveis – quatro derrotas, dois empates e duas vitórias. Para sonhar com algo além da briga contra o rebaixamento, o clube está em reformulação.

Douglas, Ibson, Paulo André e Alexandre Pato foram liberados, e outros veteranos do time estão à disposição do mercado, caso haja interesse de outros clubes. Jadson, por sua vez, lidera uma leva de reforços que, por enquanto, tem apenas nomes de menor expressão. O ex-camisa 10 do São Paulo, porém, já foi um alento à torcida.

No último fim de semana, ele comandou o meio-campo alvinegro, que criou em profusão contra o Palmeiras, desperdiçou oportunidades e viu a defesa vacilar de novo. O futebol de mais qualidade, porém, animou o clube e sua torcida. Vencer o Oeste fora de casa, então, virou algo fundamental para o Corinthians que quer reagir.

"As coisas estão melhorando, é visível. Estamos em uma condição propícia para que todos voltem a render bem. A equipe está mais consciente, aceitou mais a condição que chegou e o que precisa fazer para melhorar", disse Mano Menezes.

Só que o técnico não poderá repetir a formação que assustou o líder Palmeiras no Pacaembu. Guilherme, um dos destaques da equipe, levou o terceiro amarelo e está suspenso. Em seu lugar, Mano deve lançar Danilo ou Zé Paulo, recuando Bruno Henrique para volante, ao lado de Ralf.

Renato Augusto, que poderia fazer dupla com Jadson, será poupado por conta do planejamento estabelecido pela comissão técnica.

Para sorte do Corinthians, o Oeste é o último colocado do Grupo D e um dos quatro com campanha pior que o clube do Parque São Jorge, com cinco pontos. O time de Itápolis, ao menos, só tem um desfalque: o zagueiro Mauro Viana, que cumpre suspensão.

A partida ocorrerá em São José do Rio Preto, no estádio Teixeirão, às 22h (de Brasília).