Esportes

Taffarel aprova Júlio César no Canadá: 'importante é jogar'

25 FEV 2014 • POR Via Terra • 11h30
Júlio César vai atuar pelo Toronto FC na Major League Soccer. (Foto: reprodução)
Titular de Luiz Felipe Scolari na Seleção Brasileira, o goleiro Júlio César acertou recentemente com o Toronto FC, clube que defenderá pelo menos até a Copa do Mundo de 2014. O arqueiro estava na reserva do Queens Park Rangers e terá no clube canadense um destino em que possa se manter ativo. Para Taffarel, isto é o importante. De acordo com o camisa 1 do tetracampeonato, era necessário que Júlio César vivesse a atmosfera de competição.

"Vai ser muito importante. Espero que ele se recupere nesse time porque o Felipão conta com ele. Ele vai ser uma peça importante, tem experiência e jogou muito bem na última Copa do Mundo", afirmou Taffarel em entrevista ao Terra.

O ex-jogador foi usado como exemplo por Scolari para defender a ida de Júlio César ao Canadá. O treinador lembrou que, em 1994, Taffarel defendia o Reggiana, que terminou a temporada 1993/94 do Campeonato Italiano na 14ª colocação, com um ponto a mais que o primeiro time rebaixado à segunda divisão. Ele tinha contrato com o Parma, mas, em busca de mais espaço, defendeu a pequena equipe de Reggio Emilia.

"É muito parecida. Estava até torcendo que o Júlio saísse dessa equipe inglesa, que fosse para uma equipe para jogar, pudesse realmente se preparar. O Felipão conta muito com ele. Sem jogar, ele iria perder muito mesmo. Até pensava que não teria condições de jogar a Copa do Mundo se continuasse assim. Agora começou a jogar, treinar de verdade, tem a responsabilidade de um jogo", disse o ex-goleiro, que atualmente vive na Turquia e trabalha como treinador de goleiros do Galatasaray.

No Toronto FC, Júlio César vai participar da Major League Soccer (MLS), a liga de futebol dos Estados Unidos. Taffarel admite que o nível é inferior em relação ao futebol italiano da década de 1990, mas considera que é suficiente para que o goleiro se prepare para a Copa de 2014.

"Tem uma diferença grande, mas o que tem que pensar é que vai treinar em um clube, vai se dedicar, mesmo que seja um outro nível. Cada país tem sua dificuldade no futebol. É um nível diferente, mas o importante é treinar e jogar. Ficar sozinho, no parque, como vi que ele estava fazendo, isso não existe. Aí sim é outra situação. Agora pode se preparar bem para uma Copa", explicou.

"Acho que a experiência que ele traz da África do Sul vai ajudar bastante. Assim como foi em 1990, quando jogamos eu, Dunga, Jorginho, Branco, Bebeto e Romário, e depois acabamos jogando em 1994. Foi fundamental. Quanto mais jogadores tiverem essa experiência, vai ajudar bastante", acrescentou o camisa 1 da Copa do Mundo de 1994.