Tecnologia

Infovia Digital começa a se tornar realidade

Reunião no governo detalhou providências de projeto estratégico para MS

3 AGO 2022 • POR Pedro Molina • 17h07
"Os dois maiores legados das PPPs serão o Esgotamento Sanitário e a Infovia Digital. São conquistas para toda a sociedade", afirmou o governador Reinaldo Azambuja - Foto: Divulgação

Foi estabelecido durante reunião entre representantes da empresa Sonda Brasil, da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e do Escritório de Parcerias Estratégicas do Governo do Estado (EPE), a localização e os detalhes para o início da implantação da Infovia Digital.

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, destacou a importância do projeto, que servirá como o legado mais importante deixado por sua administração. “Nós estamos fazendo Parcerias Público-Privadas, concessões de rodovias, que são muito importantes, mas os dois maiores legados das PPPs serão o Esgotamento Sanitário e a Infovia Digital. São conquistas para toda a sociedade”, disse.

O contrato entre a Sonda Brasil e o Governo do Estado foi oficializado em 20 de julho no valor de R$ 306 milhões para a implantação e R$ 581 milhões para operação e manutenção da Infovia Digital, e prevê a instalação e implantação de quase 7 mil quilômetros de fibra óptica de alta capacidade e diversos pontos de wi-fi em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

A empresa ainda precisará apresentar o cronograma físico executivo do projeto de implantação, além de apontar onde será a localização do Centro de Operações de Rede, que será instalado na Capital.

A secretária especial do Escritório de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, aponta que o projeto será essencial para o Estado, já que irá conectar todos os municípios sul-mato-grossenses. “Este projeto é primordial para o desenvolvimento do nosso Estado, pois atende e conecta toda a administração pública. O Estado será elevado a outro patamar de conectividade e estendido para toda a população”, comentou.