Saúde

OMS estuda mudar nome da varíola dos macacos após ataques a animais

Brasil registrou a morte de oito macacos por envenenamento desde o início do surto no país

9 AGO 2022 • POR Pedro Molina • 19h12
Foto: Christel Sagniez/Pixabay

A porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), a epidemiologista Margaret Harris, disse nesta terça-feira (9) que a entidade busca mudar o nome da varíola dos macacos após ataques contra os animais serem registrados ao redor do mundo.

Harris explica que a doença recebeu o nome por ter sido identificada pela primeira vez em macacos, mas aponta que a transmissão não ocorre entre seres humanos e os animais.

"A transmissão que estamos vendo agora com o grande surto de varíola dos macacos é uma transmissão de pessoa para pessoa. O vírus está em alguns animais, e vemos um salto para os humanos, mas não é isso que estamos vendo agora. O risco de transmissão vem de outro ser humano", disse.

No Brasil foram registradas a morte de oito macacos nos últimos dias na cidade de Rio Preto, interior de São Paulo. A suspeita é que os animais tenham sido envenenados.

 

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.