Política

Senado aprova campanha de combate à violência contra a mulher

Projeto estabelece a criação do Agosto Lilás

10 AGO 2022 • POR Pedro Molina • 19h27
Foto: Roque de Sá/Agência Brasil

O Senado aprovou nesta quarta-feira (10) o projeto de lei que institui a campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo combater à violência contra a mulher através de ações de conscientização da sociedade sobre diferentes formas de violência contra a mulher.

A senadora Nilda Gondim (MDB-PB), relatora do projeto, comentou sobre o alto índice de estupros e feminicídios registrados no Brasil. “É com imensa vergonha cívica que constatamos que o Brasil ainda é um dos países com maiores índices de feminicídio e estupro”, lamentou.

“A violência contra a mulher não é uma questão privada. O pacto de silêncio, a conivência e a culpabilização da vítima mantêm certa invisibilidade sobre esses crimes, que, lamentavelmente, ainda são, em pleno século 21, aceitáveis e justificáveis para parte da nossa sociedade”, finalizou.

Entre as ações previstas na campanha estão o apoio da União e estados a atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade para prevenir e combater a violência contra a mulher e a iluminação de prédios públicos com a cor lilás para estimular a conscientização da sociedade.