Bracell assume compromisso de sustentabilidade
Grupo plantará um hectare de mata por cada um que desmatar
16 AGO 2022 • POR Evelyn Thamaris • 15h52Os representantes da Bracell Márcio Nappo, vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa e Leonardo Genofre, gerente de Relações Institucionais, estiveram em audiência com o governador do Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro) Jaime Verruck, apresentando o “Compromisso Um para Um”.
Para Reinaldo A zambuja, a vinda da empresa em Água Clara reforça o compromisso do Estado em gerar emprego e renda nos municípios e transformar o Estado em um grande produtor florestal.
"O grupo atende nossa meta de expansão florestal, mas o mais importante é fazer isso do ponto de vista de sustentabilidade. Pelo projeto a Bracell pretende que para cada hectare que eles produzirem de floresta eles vão preservar um hectare", salientou.
O secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck destacou a importância desta lógica de preservação. "Eles pretendem fazer isso por meio de aquisição ou manutenção de parque, aquisição de áreas para parque. A meta do grupo é fazer 50 mil hectares. Eu considero uma meta positiva e ambiciosa” disse Verruck.
“O Compromisso ‘Um para Um’ é um passo importante da Bracell em sua estratégia de sustentabilidade e está totalmente alinhado com os valores da companhia. Seguimos nosso propósito de que tudo o que fazemos deve ser bom para o país, o clima, as comunidades e os clientes, pois só assim será bom também para a Bracell”, afirma Márcio Nappo.
Atualmente, a proporção entre áreas cultivadas da companhia e áreas de conservação é de 0,56. “Adotamos esse compromisso de forma permanente. Assim, caso a companhia aumente as áreas de plantio de eucalipto após 2025, proporcionalmente, será ampliado também o total de áreas conservadas, de forma a manter o Compromisso Um para Um”, detalhou Nappo. O investimento inicial previsto é de R$ 12 milhões.
A Bracell, empresa de produção de celulose solúvel da RGE estabeleceu meta de sustentabilidade para a preservação da biodiversidade em Mato Grosso do Sul. A companhia lançou nesta terça-feira (16) o “Compromisso Um para Um”, uma iniciativa inédita no setor de celulose brasileiro, que contribuirá com a conservação das áreas de vegetação nativa em tamanho igual às áreas de plantio. Para cada um hectare plantado de eucalipto no Estado, a Bracell se compromete com a conservação de um hectare de área nativa. A meta será alcançada até o final de 2025. Em Mato Grosso do Sul a empresa se instalou em 2021 e tem 50 mil hectares de plantio de eucaliptos.
Em 2021, a companhia expandiu suas operações florestais para o Estado, marcado pelo início das atividades de plantio, operação de colheita e transporte de madeira. Uma sede administrativa está sendo instalada em Campo Grande e, no município de Água Clara a Bracell implantou uma unidade operacional com o objetivo de dar todo suporte às equipes em campo.
Além da conservação de áreas nativas existentes nas áreas de produção da Bracell, o compromisso é de que a empresa apoie a conservação em áreas públicas e a recuperação de áreas degradadas por meio de parcerias com governos e outras instituições. Também vai atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, ao desmatamento e furto de madeira nativa, caça ilegal e captura de animais silvestres.
Outro destaque na estratégia da Bracell para proteger a biodiversidade é a constituição de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Nessas áreas de conservação de domínio privado são permitidas apenas atividades de pesquisa científica, educação ambiental e visitação turística. A Bracell possui quatro RPPNs, totalizando mais de 3 mil hectares de proteção integral da vegetação nativa, fauna e flora. Entre estas, destaca-se a RPPN Lontra, que recebeu o título de Reserva Avançada da Biosfera da Mata Atlântica pela Unesco.
Parcerias
Recentemente, a Bracell assinou um termo de compromisso com a Fundação Florestal de São Paulo para patrocinar ações de proteção em 66 mil hectares de matas nativas, que incluem áreas relevantes da Mata Atlântica e do Cerrado Paulista. Também assinou com a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema) um termo de cooperação mútua para executar ações conjuntas voltadas à proteção da biodiversidade em Unidades de Conservação (UCs) de Mata Atlântica no estado, como os Cânions do Subaé e a bacia do rio Subaúma. O objetivo é atuar em parcerias que contribuam para a conservação e a manutenção das UCs e preservarem o patrimônio natural e hídricos.
A companhia também firmou parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica na qual apoiará ações para promover a restauração da Mata Atlântica em Áreas de Preservação Permanente (APP) e áreas de Reserva Legal
Somado a isso, a Bracell, que desde 2021 é associada ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), aderiu, em abril, às nove metas do Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade.
“Todas estas ações e parcerias firmadas fazem parte dos primeiros passos que estamos dando em direção à nossa meta. A companhia fará um balanço do compromisso e dos seus resultados anualmente, verificados por uma auditoria”, finaliza Nappo.
Sobre a Bracell
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.