Cultura

Fundac vai levar artesãos para conhecer pontos turísticos da capital

13 MAR 2014 • POR Via CG Notícias • 10h14
City Tour acontecerá no próximo dia 19. (Foto: reprodução)
A Fundação Municipal de Cultura (Fundac) irá promover na próxima quarta-feira (19) o Circuito de Reconhecimento dos Pontos Turísticos de Campo Grande para os artesãos. A ação será comandada pelo diretor-presidente do órgão, Júlio Cabral, que irá levar no City Tour profissionais de artesanato da capital para um passeio nos principais pontos turísticos. O circuito começa a partir das 8 horas, com saída da Morada dos Baís (avenida Afonso Pena). O evento acontece em alusão ao Dia Internacional do Artesão.

A Fundac, reconhecendo a importância do profissional artesão e procurando valorizar o artesanato de Campo Grande presta a homenagem a esses profissionais que também são divulgadores da cultura e arte da Cidade Morena. Participam do City Tour 50 artesãos que terão a oportunidade de visitar 42 pontos turísticos da cidade.

De acordo com Júlio Cabral, objetivo do evento é desenvolver uma ação de revitalização e valorização do artesanato local, levando os artesãos para conhecer os pontos turísticos de Campo Grande, ampliando assim as referências locais para o trabalho de criação do artesão. "A intenção é contribuir para aumentar as possibilidades de trabalho e geração de renda para a categoria", disse.

Sobre o Artesão
O Dia Internacional do Artesão, 19 de março, é uma homenagem a José Carpinteiro que, segundo a cultura cristã, foi pai de Jesus e transformando em São José, pela igreja Católica. O artesanato é uma das profissões mais antigas da humanidade. O artesão é aquele que fabrica seu produto de forma manual, sem precisar de máquinas ou somente com máquinas mais rudimentares tendo como inspiração seu cotidiano. Através deste trabalho ele mantém a cultura e a tradição de seu povo. Este faz de sua arte, sua forma de vida e seu sustento.

Contando com suas habilidades e criatividade, o artesanato se tornou um mercado que cresce e se fortalece cada vez mais tornando um segmento importante para a geração de emprego e renda. Ligado também ao turismo, o artesanato valoriza, preserva e difunde a cultura.