Educação

Em expansão, UEMS terá 14 cursos novos em 2023

História e Administração Pública serão ofertados na unidade Moreninhas, em Campo Grande

31 AGO 2022 • POR Taynara Menezes • 11h11
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Reprodução

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) terá 14 cursos novos em sua grade em 2023. Na unidade que começa a funcionar no próximo ano nas Moreninhas, em Campo Grande, serão oferecidos os cursos de História e Administração Pública.

A expansão foi aprovada nesta terça-feira (30) em uma reunião ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), além das 14 novas ofertas de graduações, mais de vinte graduações ofertadas pela Universidade também tiveram alterações importantes em suas grades curriculares, além de mudanças referentes a troca de Unidade em que o curso será ofertado.

Também foi aprovada a proposta de ação afirmativa que reserva 5% das vagas, nos cursos de graduação, para o acesso às pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. O Reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, destaca que a expansão veio para ampliar oportunidades no estado.

“A demanda de expansão de cursos atende uma necessidade de ampliar as oportunidades do povo de Mato Grosso do Sul. A gestão atual da UEMS sempre buscou dialogar com a sociedade, visando atender essas demandas, principalmente no interior do Estado. Particularmente, meu sentimento é de gratidão a toda comunidade acadêmica por acreditar nesse novo momento, proporcionar novos cursos e novas formações para nossa sociedade. Sem dúvida, a UEMS nos seus 29 anos amplia suas vagas e conquista seu espaço, com muito trabalho, respeito e dedicação de todos e todas”, ressalta.

Novos cursos

A unidade da UEMS em Campo Grande receberá a partir de 2023 os novos cursos de Psicologia (Bacharelado); Ciências Biológicas (Bacharelado), História (Licenciatura) e Administração Pública (Bacharelado). O Curso de História (Licenciatura) anteriormente era ofertado na UEMS/Amambai e agora será remanejado para UEMS/Campo Grande na Unidade das Moreninhas, juntamente com o curso de Administração Pública (Bacharelado).

Na unidade da UEMS em Coxim também será ofertado o curso de Psicologia (Bacharelado), nas unidades da UEMS de Aquidauana, Cassilândia e Jardim será ofertada a graduação de Direito (Bacharelado) e o município de Costa Rica receberá a oferta de Enfermagem (Bacharelado).

Também foi aprovada a criação do Curso de Pedagogia Intercultural (Licenciatura) na Unidade da UEMS em Amambai. Essa graduação será primeiramente ofertada para professores guarani e kaiowá que estejam atuando nas escolas municipais de Amambai e Caarapó. O processo seletivo será feito separado dos demais cursos.

As unidades de Mundo Novo e Maracaju tiveram a aprovação da oferta permanente do curso de Agronomia (Bacharelado); e o curso de Sistemas de Informação (Bacharelado) também foi aprovado para permanecer na UEMS/Nova Andradina. O curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira (UEMS/Glória de Dourados) passará a ser ofertado a partir de 2023 na unidade da UEMS em Ivinhema.

Os demais cursos de graduação da Universidade também tiveram seus projetos pedagógicos alterados. É a maior reformulação em cursos de graduação da Universidade em 20 anos.

Também foi aprovada a proposta para a oferta de vagas no Processo Seletivo para ingresso de candidatos/as em 2023. Em breve serão divulgadas mais informações sobre os próximos processos seletivos.