Esportes

Orgulho de MS, vôlei masculino ganha campeonato brasileiro

Atletas da delegação estadual conquistaram três medalhas de ouro, quatro pratas e três bronzes

12 SET 2022 • POR Sarah Chaves, com informações da Fundesporte • 10h38
A campanha do voleibol masculino teve cinco jogos, cinco vitórias - Lucas Castro/Fundesporte

Nos Jogos da Juventude 2022 com competições neste domingo (11), os atletas sul-mato-grossenses garantiram 10 medalhas no futsal, voleibol, natação e no wrestling. A delegação estadual é coordenada pela  Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

A campanha do voleibol masculino na terceira divisão dos Jogos teve cinco jogos, cinco vitórias e apenas um set perdido, vencendo o Amazonas por 3 sets a zero (parciais de 25×23, 25×20 e 25×20) no final. A trajetória até o ouro da equipe sul-mato-grossense contou com atuação do levantador Marco Antônio Echeverria, que integra a seleção brasileira sub-19.

“É um sonho realizado ser campeão brasileiro pelo meu estado. Nosso time foi unido do começo ao fim, um ajudando o outro principalmente nos momentos difíceis, e esse foi o diferencial”, diz Marcola, como é conhecido. O ponta-poranense de 16 anos é um dos contemplados pelo Bolsa Atleta, programa estadual de incentivo gerido pela Fundesporte.

A equipe feminina de voleibol também comemorou a medalha de bronze na segunda divisão após vitória sobre o Maranhão, por 2 sets a zero (parciais de 25×22 e 25×13).

Também pela segunda divisão, a seleção masculina de futsal chegou invicta à final, mas foi superada por Pernambuco na decisão, pelo placar de 3 a 1, e ficou com a prata.

O futsal feminino terminou na quarta colocação da primeira divisão.

Neste domingo (11) tiveram início as disputas do wrestling, modalidade também conhecida como luta olímpica. E Mato Grosso do Sul estreou com tudo, com três idas ao pódio no estilo livre masculino. Marciel Martinez Gonçalves dominou por completo todos os adversários no tapete e foi campeão na categoria até 110 kg. Na até 55 kg, Luan Alves Cabral foi finalista e acabou saindo com a prata. A outra medalha foi faturada por José Luiz Prado, na categoria até 65 kg.

Os Jogos da Juventude 2022 são realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e reúnem mais de quatro mil atletas, na faixa etária de 15 a 17 anos, de 1.856 escolas, que representam todos os estados do país e o Distrito Federal em 16 modalidades. A delegação sul-mato-grossense, no total, tem 134 participantes, somando-se todas as etapas. O evento multiesportivo termina no dia 17.