Brasil

Sinal 5G começa a funcionar em Campo Grande na próxima semana

Prestadoras de serviços poderão ativar a tecnologia na faixa de 3,5 GHz

14 SET 2022 • POR Taynara Menezes • 11h40
decisão foi anunciada, nesta quarta-feira (14). - Foto: Agência Brasil

O sinal 5G já tem data para chegar em Campo Grande, a partir de segunda-feira (19) prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G, realizada no ano passado, poderão ativar estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel na Capital de Mato Grosso do Sul. A decisão foi anunciada, nesta quarta-feira (14).

Conforme determinado na reunião, até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação editalícia, as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo 11 em Campo Grande/MS. Além daqui, a tecnologia foi liberada em Aracaju/SE, Boa Vista/RR, Cuiabá/MT, Maceió/AL, São Luís/MA e Teresina/PI. 

Já possuem estações de 5G em operação as cidades de Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Florianópolis/SC, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Paulo/SP e Vitória/ES.

A faixa de 3,5 GHz é a que garante as melhores potencialidades da quinta geração. O Conselho Diretor da Anatel já havia aprovado, em 18/8, a postergação da data de liberação do uso do 5G na faixa de 3,5 GHz para 28 de outubro nas demais capitais, conforme sugestão do Gaispi, com base em informações da Entidade Administradora da Faixa (EAF).