Justiça

Weber se reúne com indígenas e garante que marco temporal será julgado

Ministra afirmou que texto será pautado até o fim de sua gestão

16 SET 2022 • POR Pedro Molina • 14h26
Presidente do STF, ministra Rosa Weber - Foto: CNN Brasil

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, se reuniu, nesta quinta-feira (15), com líderes indígenas e se comprometeu em retomar o julgamento do marco temporal para a demarcação e a posse de áreas reivindicadas como tradicionais indígenas.

Na reunião, a ministra afirmou aos líderes de seis etnias indígenas da Bahia, do Maranhão, de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo, que já estuda a melhor data para colocar o processo em pauta.

Weber garantiu que o texto ainda será pautado durante sua gestão do biênio 2022/2024, mas que pela regra atual de aposentadoria compulsória, terá fim em outubro de 2023, quando ela completa 75 anos e terá de deixar o cargo.

O julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1.017.365, que tem repercussão geral, foi suspenso em 15 de setembro de 2021, com os votos de apenas dois ministros, Edson Fachin e Nunes Marques, por um pedido de vista de Alexandre de Moraes.

 

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.