Justiça

Piso salarial da enfermagem é suspenso por maioria no STF

Decisão do ministro Luís Roberto Barroso recebeu 7 votos à favor e 4 contra

16 SET 2022 • POR Pedro Molina • 16h54
Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou nesta sexta-feira (16) o julgamento da decisão do ministro Luís Roberto Barroso que suspendeu o piso salarial da enfermagem, e decidiu manter, por 7 votos a 4, a decisão.

Nesta quinta-feira (15), o STF havia formado maioria de 7 votos a 3, e o voto final, que foi contra a decisão, foi feito hoje pela presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, que classificou que os possíveis impactos financeiros já haviam sido discutidos pelos parlamentares.

"O diploma legislativo impugnado, editado pela União no exercício de sua competência constitucional, apenas institui o parâmetro remuneratório mínimo, cabendo a cada um dos demais entes da federação definir, no âmbito do próprio território, o quantum remuneratório a ser pago a seus respectivos servidores públicos", disse a ministra em sua decisão.

A decisão de barroso atendeu a um pedido feito pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e outras entidades, que argumentam que o novo piso salarial não apresentou dados sobre a situação de estados e municípios para arcar com o novo salário de R$ 4.750.

 

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.