Cidade

Cidade Árvore: Capital celebra destaque mundial em preservação

Esta é a terceira vez que Campo Grande é eleita pela Tree City World devido à arborização da cidade

22 SET 2022 • POR Evelyn Thamaris • 12h12
Campo Grande ostenta o título de Cidade Árvore - Paulo Ramos/PMCG

Na semana de comemoração ao dia da árvore, que acontece no dia 21 de setembro, Campo Grande celebra a data destacando sua posição como’ Cidade Árvore’ pela terceira vez, eleita pela Tree City World, através das ações voltadas para a preservação da arborização urbana.

Para celebrar a data foi programada uma semana de eventos, sendo realizados plantios, distribuição de mudas e sediando eventos como o Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU), realizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). O congresso começou no último sábado, dia 17, com o Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores, que aconteceu no Parque das Nações Unidas.

E neste dia 21 de setembro foi realizado o plantio de 30 mudas de árvores nativas no entorno do Teatro Glauce Rocha, localizado nas dependências da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). O espaço foi escolhido pelo fato da universidade ser a quinta mais sustentável do Brasil, segundo o ranking internacional GreenMetric.

“A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) completou 30 anos de fundação no dia 16 de setembro. Ela tem esse papel, nós disseminamos a Arborização brasileira através da tecnologia, da ciência junto às cidades brasileiras. E as universidades são extremamente importantes para um evento como esse”, destaca o presidente da SBAU, Sérgio Chaves.

As mudas plantadas são das espécies angico-branco, angico-vermelho, pau-brasil, acácia-amarilla, fícus, goiabeira, ipê-roxo, castanheira, pau-de-formiga, além de grama-batatais, que foram doadas pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur).

As celebrações iniciaram no último sábado, dia 17 de setembro, com a distribuição de 15 mil mudas de árvores frutíferas para a população. Mudas essas produzidas todas no viveiro municipal que é referência nacional e tem capacidade para produzir cerca de 250 mil mudas por ano e assim suprir as necessidades de arborização da cidade.

Além disso, nesta semana Campo Grande também foi agraciada com o selo Cidade Amiga das Árvores, a primeira cidade a receber a indicação pela SBAU e International Society of Arboriculture (ISA).

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.