Tecnologia

Primeiro avião comercial 100% elétrico voa pela primeira vez

Nomeada de Alice, a aeronave atingiu cerca de 1 km de altitude por oito minutos

30 SET 2022 • POR Pedro Molina • 16h53
Foto: Eviation

O primeiro avião comercial 100% elétrico do mundo levantou voo pela primeira vez na última terça-feira (27), no Estados Unidos, após anos de testes e protótipos nem solo. Nomeada de Alice, a aeronave partiu do Aeroporto Internacional de Grant County, em Washington, e atingiu a altitude de cerca de 1km durante o teste, que durou oito minutos.

Concebido pela empresa israelense Eviation Aircraft, ela é o primeiro modelo completamente funcional de uma aeronave comercial elétrica, com sua velocidade máxima de operação podendo chegar à cerca de 482 km/h e uma capacidade de carregar até 1.100 kg em sua versão feita para passageiros.

Gregory Davis, presidente da Eviation Aircraft, comemorou o marco e destacou que esse teste marca uma nova era na aviação. “Este marco inovador levará à inovação em viagens aéreas sustentáveis e moldar as viagens de passageiros e de carga no futuro”, disse.

Além de seu modelo para passageiros, existe a disponibilidade para uma versão com cabine executiva para seis passageiros e uma para transporte de cargas.

Confira o vídeo do voo: