Cidade

Grupo "deu voz" à 1ª árvore tombada da Capital

Árvore da Paz, situada na Rua da Paz, "conta histórias" e "fala sobre crescimento da cidade ao seu redor"

18 NOV 2022 • POR Pedro Molina • 18h11
Foto: Junior Zamuner

A Plaenge, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), deu voz para a árvore Tamboril, também conhecida como “Árvore da Paz”, na Rua da Paz, em Campo Grande, que “conta histórias” e “fala sobre crescimento da cidade ao seu redor”

Árvore é uma das mais antigas da Capital - Foto: Junior Zamuner

A iniciativa surgiu com o grupo Raízes da História, que é formado por colaboradores do Grupo Plaenge, que tem como objetivo valorizar a história das árvores antigas da Capital por meio de audiobooks, uma espécie de livros que são narrados, para que assim leitor possa ouvir os livros, e faz parte do Projeto Raízes, que tem várias ações da empresa dentro dos pilares da sustentabilidade.

Os colaboradores que participaram do projeto ficaram responsáveis por desenvolverem e entregarem a revitalização do canteiro, que agora conta com uma nova infraestrutura e um tótem com um QR Code, que leva os visitantes até uma página onde eles podem acessar o audiobook, onde a Árvore da Paz, a primeira a ser tombada como patrimônio histórico, cultural e paisagístico da Campo Grande, “fala e conta a sua história” e até mesmo recita uma poesia de Manoel de Barros.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, destacou a importância da iniciativa. “Campo Grande é reconhecida mundialmente como Tree City of the World – “Cidade Árvore do Mundo” – e essa ferramenta tecnológica com certeza chamará a atenção para que as pessoas conheçam um pouco mais sobre a história das nossas árvores. Uma ação importante que só vem a somar com tantas outras iniciativas valorizando a arborização urbana de Campo Grande”, afirmou.

Larissa Navarrete, Analista de Desenvolvimento de Produto e representante do grupo Raízes da História, disse que participar da ação foi algo gratificante. “Estou muito feliz de participar do projeto e de ver a atenção com a preservação ambiental e desenvolvimento da cidade, que a Plaenge tem com Campo Grande. Poder participar dessa revitalização e dar “voz” a história da Árvore da Paz para a nossa cidade foi incrível”, explicou.

Superintendente da Plaenge, Valéria Gabas - Foto: Regina Aoki

A Superintendente Regional da Plaenge, Valéria Gabas, disse que a revitalização é um momento de felicidade e permite que a população da Capital conheça mais a história da cidade. “Desenvolvemos vários projetos que tem como objetivo proporcionar bem-estar aos campo-grandenses, sempre mantendo um compromisso com o desenvolvimento, preservando suas histórias e seus costumes. Um exemplo dessa ação é poder por exemplo, conhecer a história da cidade, descansar com a sombra da árvore da Paz, apreciar a paisagem e tomar um tereré”, disse Gabas.

A população pode visitar a Árvore da Paz na Rua da Paz, próxima à esquina com da Rua Rio Grande do Sul, no Bairro Jardim dos Estados, gratuitamente, e pode conhecer mais da história, não só dessa árvore, mas como de Campo Grande.