Justiça

TCU ordena que governo deixe de veicular propagandas em sites com conteúdo ilegal

Peças publicitárias estão aparecendo em sites que divulgam fake news e resultados de jogo do bicho

24 NOV 2022 • POR Pedro Molina • 16h41
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o Ministério das Comunicações cancele a divulgação de campanhas publicitárias em sites que fazem a disseminação de notícias falsas, ou relacionadas a atividades ilegais.

Propagandas do governo federal estão sendo exibidas em sites infantis, de Fake News, de jogo do bicho, em canais do YouTube que promovem o presidente Jair Bolsonaro (PL), além de aparecerem até em páginas parcialmente em russo.

O TCU aponta para potencial danos à imagem do governo ao divulgar os seus anúncios em plataformas ligadas à disseminação de notícias falsas e em sites com relação a conteúdo ilegal.

O ministro Vital do Rêgo destacou que a veiculação dessas peças em meios que não tenham relação com o objetivo da divulgação é autorizada, mas que a irregularidade começa a partir do momento que isso ocorre em qualquer mídia que divulga desinformação ou esteja relacionado a algo fora da lei.

“Em outras palavras, não constitui irregularidade a veiculação de campanha publicitária em sites, canais ou blogs cuja audiência não tenha correlação com o tema objeto da divulgação, desde que tais mídias não estejam associadas a fake news ou a atividades consideradas ilegais”, explicou.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.