Saúde

OMS está próxima de decretar o fim da pandemia de Covid, afirma Ghebreyesus

Diretor-geral da organização disse que está otimista em relação ao cenário mundial

2 DEZ 2022 • POR Pedro Molina • 14h52
Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus - Foto: Reprodução

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse durante uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (12) estar otimista em relação ao cenário mundial atual da pandemia de Covid, e que a organização está “muito mais perto” de decretar um fim da fase de emergência.

A atualização no status da doença se deve aos avanços da vacinação em todo o mundo, com estimativas da OMS que ao menos 90% da população já apresente algum nível de imunidade ao vírus causador da Covid e suas variantes, além de outros fatores gerais.

“Estamos muito mais perto de poder dizer que a fase de emergência da pandemia acabou, mas ainda não chegamos lá”, afirmou o diretor-geral.

Ghebreyesus destaca que, mesmo com uma queda no número de mortes por Covid esteja caindo há cinco semanas, muitas pessoas ainda morrem em decorrência da doença, um dos fatores que contribui para que a fase de emergência seja encerrada neste momento.

“Lacunas na vigilância, testes, sequenciamento e vacinação continuam criando as condições perfeitas para o surgimento de uma nova variante preocupante que pode causar mortalidade significativa”, explicou.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.