Educação

Bloqueio de verbas do MEC sobra para bolsistas da UFMS

Universidade Federal não tem dinheiro para pagar bolsistas

5 DEZ 2022 • POR Pedro Molina • 18h18
Foto: Divulgação/UFMS

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) acabou entrando para a lista das instituições de ensino que tiveram os repasses financeiros do governo federal suspensos neste mês de dezembro, o que afetará as bolsas e auxílios de mais de 4 mil estudantes da instituição.

Por meio do site oficial da universidade, a Pró-Reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão, explicou que na noite da última quinta-feira (1º), por meio de Decreto e informações reiteradas por mensagem Siafi 2022/3095354, enviada pelo Setor Financeiro do Ministério da Educação (MEC), a instituição tomou conhecimento que não receberia os repasses de verbas federais.

“Rotineiramente, nos primeiros dias de cada mês, é liberado recurso financeiro pelo governo para pagamento das despesas liquidadas no mês anterior. Entretanto, até o momento, a Universidade não recebeu nada”, explicou.

Além disso, no mesmo dia, o governo federal anunciou um novo bloqueio de recursos orçamentários, somando para os mais de R$ 9 milhões bloqueados somente para a UFMS neste ano.

Com a suspensão, bolsas e auxílios de apoio a estudante com deficiência, de permanência, de moradia, de alimentação e de creche, além das bolsas de iniciação científica, PET, PIBITI, Pesquisa, Apoio à Docência, Pró-estágio e Promisaes, além de contratos de serviços, não serão pagos neste mês de dezembro.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.