Saúde

Vacina contra dengue do Butantan apresenta resultados promissores

Imunizante terá sua eficácia final divulgada ainda em 2024

16 DEZ 2022 • POR Pedro Molina • 14h41
Foto: Reprodução

A vacina contra dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan vem apresentando resultados promissores, com o estudo clínico em fase final de testes, que teve seus resultados divulgados pela instituição, mostrando que o imunizante apresenta atualmente uma eficácia de 79,6%.

Foram 16,2 mil voluntários que participam da fase 3 dos testes, e eles devem ser acompanhados por cinco anos para que os resultados oficiais estejam disponíveis. Com isso, a eficácia final só será conhecida em 2024.

Os participantes têm idades que variam entre 2 e 59 anos, com ou sem exposição prévia ao vírus da dengue. Desse total, dois terços receberam o imunizante e um terço recebeu o placebo.

O diretor-executivo da Fundação Butantan, Dimas Covas, afirmou ao Jornal Nacional que trabalha para que o imunizante já esteja incluso junto ao calendário nacional de imunização em 2024. “Já temos a fábrica, a fábrica está pronta, agora é questão de providenciarmos o registro de acordo com a nossa Anvisa e, obviamente, com apoio do nosso Ministério da Saúde”, afirmou.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.