Cultura

Animação brasileira 'O Menino e o Mundo' competirá no Festival de Annecy

27 ABR 2014 • POR Via Uol • 07h23
Em 'O Menino e o Mundo', de Alê Abreu, garoto que sofre com a falta do pai parte em sua busca.
O Festival de Annecy, o maior de animação do mundo, anunciou nove filmes na competição e nove fora da competição. A animação brasileira "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, está competindo pelo prêmio principal do evento francês que acontece desde 1960.

Mais dois brasileiros aparecem também fora da competição: "Até que a Sbórnia nos Separe", de Otto Guerra e Ennio Torresan Jr. e "Luz, Anima, Ação", de Eduardo Calvet.

Ano passado, o Brasil levou o principal prêmio do festival, com a animação "Uma História de Amor e Fúria", estreia do roteirista Luiz Bolognesi na direção. Em 2013, também foi a primeira vez que o país foi selecionado para a competição.

Sobre "O Menino e o Mundo"
Escrito, dirigido e montado por Abreu, o longa acompanha a jornada do Menino à procura do pai que saiu de casa em busca de melhores condições de vida para a família.

É um filme, claro, para o público infantil - mas não apenas. Há o lúdico, o ingênuo e engraçado, que vai falar direto às crianças. Mas é também um filme político, pois na trajetória do protagonista atravessam-se os diversos estágios que o capitalismo conheceu ao longo dos séculos.

O enredo começa com a família morando numa pequena fazenda, onde plantam para consumo próprio. O Pai, a Mãe e o Menino vivem uma vida simples, mas repleta de carinho e música.

Quando surge a ideia de produção - que envolve patrão e empregado - esse pequeno paraíso desaba. A ida do Pai para a cidade é um sintoma da industrialização, do trabalho assalariado, da mecanização e repetição do gesto de trabalho, e, também, do aumento da exploração.