Cultura

Seleção de atores para elenco de longa-metragem será realizada em Campo Grande

9 MAI 2014 • POR Via Notícias MS • 10h02
Malvino Salvador e Dannon (centro), parceiros em curta. (Foto: reprodução)
O diretor sul-mato-grossense Dannon Lacerda irá realizar seleção de atores campo-grandenses para o seu primeiro longa-metragem, Despalavras. Os interessados deverão enviar uma foto e currículo para o email cabarefilmes@gmail.com até 18 de maio. Os currículos serão analisados e os atores pré-selecionados nesta etapa irão participar de teste, dia 31 de maio, das 14 às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som (MIS).

O roteiro do longa-metragem, que ainda está em fase de desenvolvimento, aborda os conflitos entre proprietários, índios e outros vizinhos, que reivindicam a posse das terras de uma determinada região. “Depois de realizar seis curtas-metragens no Rio de Janeiro, decidi que já tinha maturidade para encarar o meu primeiro longa-metragem. Por isso estou selecionando atores para futuros trabalhos de laboratórios e pesquisas de cena, que serão as bases para os novos tratamentos do roteiro”.

Atualmente, Dannon se dedica à carreira do seu último curta-metragem, Cine Centímetro, selecionado em festivais importantes como o Festival do Rio, Mostra de Tiradentes e Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, além de ter sido premiado como melhor filme, direção, fotografia, edição e ator (Malvino Salvador) na Mostra de Porto Alegre.

Despalavras
O filme é inspirado em O Círculo de Giz Caucasiano, peça escrita no final da Segunda Guerra Mundial, durante o exílio americano de Bertolt Brecht (1898-1956). O dramaturgo alemão questionava-se sobre o direito à propriedade ao escrever este drama em que duas fazendas coletivas, na Rússia, disputam a posse de um vale fértil. Para resolver a questão elas recorrem a um bardo local, que lhes conta a história do círculo de giz na Geórgia.

Todos os trabalhos de Dannon são baseados no método  que denomina “cinema-processo”, em que os tratamentos do roteiro são desenvolvidos nos exercícios e laboratórios com os atores e integrantes da equipe de criação. Parte-se de um argumento inicial para construir, coletivamente, a dramaturgia do filme.