Geral

Governo divulga lista de alimentos que podem ser doados aos Yanomami

Funai explicou que lista foi limitada para atender às necessidades nutricionais e à tradição dos indígenas

5 FEV 2023 • POR Pedro Molina • 17h52
Foto: Condisi-YY/Divulgação

O governo federal divulgou uma lista de alimentos que podem ser doados para ajudar os indígenas Yanomami, que vivem atualmente uma crise de emergência em saúde e passam por situação de fome por conta do garimpo ilegal.

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) especificou, em uma nota técnica divulgada no dia 1º de fevereiro, quais alimentos que podem ser doados pelas ONGs.

Segundo a Funai, a lista de alimentos foi limitada para poder atender às necessidades nutricionais e à tradição dos habitantes da Terra Indígena Yanomami (TIY).

"Considerando o alto índice de déficit nutricional e de insegurança alimentar na TIY, a demanda mais urgente no momento é por distribuição de alimentos saudáveis e culturalmente adequados, os quais são indispensáveis para a recuperação nutricional das crianças. Para definição dos itens abaixo, foram consultadas lideranças das organizações indígenas do povo Yanomami e especialistas em nutrição humana”, dizia a nota técnica.

Confira a lista completa de alimentos:

Sardinha em conserva;

Paçoca (farinha de carne seca) ou carne seca;

Leite em pó;

Castanha do Pará ou amendoim;

Goma de tapioca;

Arroz;

Farinha de milho flocada;

Farinha de mandioca puba grossa;

Macaxeira;

Banana da terra/ Pacovan;

Batata doce;

Milho em espiga;

Cará;

Inhame;

Palmito pupunha ou buriti;

Abacaxi;

Abóbora;

Melancia;

Laranja.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.