Esportes

'Tentarei finalizar e nocautear o tempo todo', diz Barão

24 MAI 2014 • POR Via Terra • 14h18
Renan Barão defende o cinturão dos pesos-galo do UFC. (Foto: Inovafoto/UFC/divulgação)
Renan Barão sobe no octógono neste sábado para defender pela quarta vez o cinturão dos galos do UFC. O adversário da vez é TJ Dillashaw, que tem sua primeira oportunidade de título na competição. O brasileiro manterá seu estilo de luta e não deve dar respiro ao adversário.

A princípio, o combate válido pelo UFC 173, em Las Vegas, nos Estados Unidos, era para acontecer entre Chris Weidman e Lyoto Machida. Porém, com a lesão do norte-americano, Renan Barão aceitou “salvar” o evento e antecipou sua volta ao octógono. O lutador potiguar havia batido Urijah Faber no começo de fevereiro, em New Jersey.

Apesar da luta “em cima da hora”, Barão disse que isso não fez muita diferença em sua preparação. “Peguei o tempo certo. Descansei um mês e já voltei a treinar, dando oito semanas de treinamento”, contou em entrevista por telefone ao Terra.

Ainda sobre a preparação, Barão contou que não fez um trabalho específico para encarar Dillashaw. “Nós treinamos um pouco de tudo, foi o mesmo de sempre. Focamos tanto em pé, quanto no chão”.

Sobre a estratégia que o potiguar adotará contra o norte-americano, o brasileiro disse que prefere definir isso dentro do octógono. “Vamos sentir na luta. O objetivo é lutar para frente. Vou procurar nocautear e finalizar durante todo o combate”, concluiu.

Barão estreou no UFC em 2011 e nunca perdeu. Aliás, o brasileiro possui um dos maiores recordes de vitórias no MMA. Ele não perde desde 2005, somando 33 vitórias e uma luta sem resultado. Com Dominick Cruz machucado, o lutador potiguar conquistou o cinturão interino em 2012 e em 2014, sem o retorno do campeão, foi efetivado pela competição.

TJ Dillashaw apareceu para o UFC durante a 14ª temporada do reality show The Ultimate Fighter, exibido nos Estados Unidos. Na final, ele foi nocauteado por John Dodson, logo no primeiro round. Após a decisão, vieram cinco vitórias e apenas uma derrota, justamente para o brasileiro Raphael Assunção, tido como um dos possíveis candidatos a destronar Renan Barão. Assunção teria uma oportunidade antes mesmo de Dillashaw, mas uma fratura na costela tirou o brasileiro da disputa pelo cinturão com o compatriota.

Confira o card completo do UFC 173:

CARD PRINCIPAL
Peso-galo: Renan Barão x TJ Dillashaw
Peso-meio-pesado: Dan Henderson x Daniel Cormier
Peso-meio-médio: Robbie Lawler x Jake Ellenberger
Peso-galo: Takeya Mizugaki x Francisco Rivera
Peso-leve: Jamie Varner x James Krause

CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Michael Chiesa x Francisco Massaranduba
Peso-leve: Tony Ferguson x Katsunori Kikuno
Peso-galo: Chris Holdsworth x Chico Camus
Peso-leve: Al Iaquinta x Mitch Clarke
Peso-leve: Anthony Njokuani x Vinc Pichel
Peso-pena: Sam Sicilia x Aaron Phillips
Peso-meio-médio: David Michaud x Li Jiangliang