Esportes

Teliana vence e quebra jejum brasileiro no tênis feminino

27 MAI 2014 • POR Via Bandsports • 11h18
Teliana emocionou-se com vitória. (Foto: reprodução)
A pernambucana Teliana Pereira quebrou um jejum de 25 anos do tênis feminino brasileiro, na manhã desta terça-feira (27), ao derrotar a tailandesa Luksika Kumkhum na estreia de Roland Garros, com parciais de 4/6, 6/1 e 6/1.

Com o triunfo conquistado em 1h40min, a atual número 94 do ranking vira a primeira representante do país a vencer uma partida na chave de simples do Grand Slam francês desde 1989.

As últimas atletas que haviam alcançado o feito no saibro de Paris foram a paulista Andrea Vieira e a gaúcha Niege Dias, que na época conseguiram chegar à terceira rodada do torneio.

Agora, Teliana tem a chance de repetir o desempenho das compatriotas. Na próxima fase, a número 1 do Brasil mede forças com a romena Sorana Cirstea, cabeça de chave 26.

A europeia garantiu vaga após eliminar também em três sets a canadense Aleksandra Wozniak, número 149 do mundo, com parciais de 6/7 (3), 7/5 e 6/2, em 2h12min.

No retrospecto do confronto, Teliana leva vantagem por ter vencido Cirstea no único jogo realizado entre ambas, em abril deste ano, no WTA de Charleston, nos Estados Unidos.

Para avançar nesta terça-feira, a brasileira precisou virar o duelo diante de Kumkhum depois de sofrer três quebras de saque no primeiro set.

Com a desvantagem no placar, a atleta de 25 anos reagiu e tomou controle das ações, dominando a adversária nas duas parciais seguintes e se aproveitando dos erros da tailandesa.

Ao todo, Teliana anotou quinze bolas vencedoras contra 32 da oponente, totalizando também doze erros não forçados. Por outro lado, Kumkhum cometeu 43 erros e ainda somou doze duplas faltas.